PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: ILMA REGINA DOS SANTOS ALVES

DISCENTE : ILMA REGINA DOS SANTOS ALVES
DATA : 23/08/2023
LOCAL: 406

Avaliação comportamental em ratos submetidos à neurodegeneração e terapia antioxidante

O estudo das doenças neurodegenerativas tem crescido exponencialmente, influenciada pelo número crescente de casos dessas doenças, dado ao avanço da expectativa de vida populacional. A doença de Alzheimer (DA) é a maior causa de demência em idosos, e é caracterizada pelo declínio progressivo da função cognitiva, e a presença de placas da proteína beta-amilóide (Aβ) e emaranhados neurofibrilares de proteína TAU. A maioria dos casos de DA, em torno de 95% dos casos, é a forma esporádica que acomete indivíduos com mais de 65 anos, e tem como principal fator de risco o envelhecimento. A injeção intracerebroventricular de estreptozotocina (icv-STZ), tem sido utilizada como modelo experimental da Doença de Alzheimer esporádica (DAE) em roedores e constitui uma promissora ferramenta, pois exibe muitos aspectos das anormalidades da DAE, ocasionando declínio no metabolismo cerebral de glicose, prejuízo cognitivo e estresse oxidativo. Hidroxitirosol (HT), um composto polifenólico encontrado no azeite, e que faz parte da dieta mediterrânea, é associado à redução da incidência de doenças neurodegenerativas. Muitos estudos epidemiológicos já mostraram os benefícios da dieta mediterrânea na diminuição na incidência de doenças neurodegenerativas. Este estudo avaliou os efeitos neuro protetores do HT em um modelo da doença de Alzheimer, avaliando medidas comportamentais em ratos machos Wistar induzidos à neurodegeneração por Estreptozotocina (STZ) com injeção intracerebroventricular (icv-STZ).  Animais controle receberam 4 μL de veículo, pH 4,5 em solução de citrato. Animais tratados com STZ receberam 4 μL de solução STZ 3 mg/kg. Os animais tratados com HT + STZ, receberam 1 μL de solução de HT 450 μM e, após uma hora, 3 μL de 3 mg/kg STZ. Após 30 dias, os animais foram submetidos a testes comportamentais no Labirinto de Barnes, com 04 dias de treinamento e 01 dia de prova final. No treino, tempo de fuga no buraco alvo, distância percorrida até o buraco alvo e velocidade média no labirinto foram avaliados. Na distância percorrida no labirinto, o grupo tratado com STZ explorou significativamente mais na segundo tentativa do primeiro dia, em que o grupo veículo e o grupo HT+STZ já reduziram a distância percorrida. No teste final, vários parâmetros foram analisados: tempo de fuga, tempo no alvo, porcentagem de exploração do alvo, porcentagem de tempo no quadrante, número de saídas do quadrante e distância total percorrida. O único parâmetro que obteve uma diferença significativa foi a porcentagem de exploração do alvo. A exploração do grupo tratado com STZ no alvo foi significativamente menor do que o grupo veículo. Com base nos resultados, não houve diferença estatística significativa entre os grupos nos parâmetros avaliados, e sugerimos que o método com injeções intracerebroventricular de Hidroxitirosol (icv-HT) deve ser aprimorado.

Presidente - Interno ao Programa - 1544365 - GISELLE CERCHIARO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672728 - ANA CAROLINA SANTOS DE SOUZA GALVAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1994696 - SILVIA HONDA TAKADA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676367 - ALEXANDRE HIROAKI KIHARA