PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: FAGNER SANT'ANA JANUÁRIO

DISCENTE : FAGNER SANT'ANA JANUÁRIO
DATA : 09/05/2023
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DO ÁCIDO PROPIÔNICO SOBRE A BIOENERGÉTICA E ESTRESSE OXIDATIVO CELULAR EM UMA LINHAGEM OLIGODENDROCITÁRIA HUMANA

A acidemia propiônica é um dos distúrbios metabólicos de herança autossômica recessiva mais prevalentes, com uma incidência estimada nos recém-nascidos em 1:50.000. Ela é causada por uma deficiência na atividade da enzima propionil-CoA carboxilase. Esta inibição enzimática leva ao acúmulo de propionil-CoA e dos metabólitos ácido propiônico (PA), ácido 3-hidroxipropiônico, ácido metilcítrico e propionilglicina; bem como amônia e lactato, nos tecidos e fluídos corporais dos pacientes, especialmente durante crises metabólicas. Destaca-se que os achados neuropatológicos presentes nos pacientes afetados incluem desmielinizacão com atrofia cerebral. Assim, o presente estudo investigou os efeitos do PA em linhagem de células oligodendrocitárias humanas, uma vez que os oligodendrócitos são responsáveis pela formação da bainha de mielina no sistema nervoso central (SNC) e os pacientes apresentam marcada desmielinização. Para tanto, células da linhagem MO3.13, cultivadas em DMEM (contendo 5,5 mM de glicose e 10% de soro fetal bovino), foram expostas ao PA em  concentrações variando de 0,1 à 10,0 mM, enquanto o grupo controle não continha o ácido, por diferentes intervalos de tempo (6 à 72 horas). Ao término dos tempos de exposição, foram avaliadas a viabilidade metabólica, morfologia celular, consumo de glicose, conteúdo do antioxidante GSH e produção de espécies reativas com a sonda diacetato de diclorofluoresceína (DCF-DA). Os resultados demonstraram que o PA reduziu significativamente a viabilidade metabólica após 12, 24, 48 e 72 horas de exposição. Observou-se também alteração na morfologia celular após exposição ao PA por 24 e 48 horas, nas concentrações de 5 e 10 mM. Um aumento significativo na liberação da enzima lactato desidrogenase no meio de cultura também foi observado, sugerindo que o PA compromete a integridade da membrana celular. A exposição das células ao PA por 6 horas não modificou o consumo de glicose. No entanto, observou-se um aumento significativo deste parâmetro nas células expostas ao PA por 12 horas. Observou-se também uma redução significativa no conteúdo intracelular do antioxidante GSH após 12 horas de exposição ao PA, sem terem sido observadas alterações nos tempos de 6, 24 e 48 horas. Além disso, não foram encontradas alterações significativas na oxidação do DCF-DA nas células expostas ao PA por 24 e 48 horas. Foi também avaliada a capacidade dos compostos bezafibrato (200 nM) e melatonina (1 µM e 1 mM) de prevenir ou reverter os efeitos tóxicos do PA sobre a viabilidade metabólica. No entanto, nenhum efeito protetor foi observado. Finalmente, foram também estudados os efeitos do PA sobre a viabilidade metabólica em linhagem de células neuroblastoma SH-SY5Y não-diferenciadas e diferenciadas com ácido retinóico. Observou-se que o PA também reduziu significativamente a viabilidade das células SH-SY5Y. Este estudo demonstrou pela primeira vez efeitos deletérios do PA sobre a viabilidade metabólica e o conteúdo do antioxidante GSH em oligodendrócitos humanos, sugerindo que o acúmulo deste metabólito pode estar relacionado com as alterações na substância branca observada nos pacientes. Finalmente, como a acidemia propiônica é uma doença do desenvolvimento, defeitos precoces de maturação e mielinização podem esclarecer ainda mais sua fisiopatologia; especialmente nos períodos neonatal e na primeira infância.

Presidente - Interno ao Programa - 1227329 - CESAR AUGUSTO JOAO RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1887027 - FERNANDO AUGUSTO DE OLIVEIRA RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1669152 - DANIEL CARNEIRO CARRETTIERO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1831780 - DANILO DA CRUZ CENTENO