PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: RAFAEL SEVERINO DA SILVA

DISCENTE : RAFAEL SEVERINO DA SILVA
DATA : 06/01/2023
LOCAL: Remota

UTILIZAÇÃO DO CATALISADOR DE COBRE NA SÍNTESE DE ORGANOCALCOGÊNETOS
BIOLOGICAMENTE RELEVANTES USANDO ÁCIDOS ARILBORÔNICOS

Recentemente, compostos orgânicos que apresentam em sua estrutura átomos da classe dos calcogênios, vem sendo empregado em diversos estudos dentro da área de química medicinal, devido principalmente pelas respostas biológicas que esses têm mostrado. Dentre os compostos que apresentam átomos dessa classe em sua estrutura, os organocalcogênios vem se destacando, devido a estudos que o correlacionam com a atividade antioxidante e Anti-Alzheimer.  O selênio, por sua vez, demonstra uma característica de suma importância dentro da família das enzimas glutationa peroxidase (GPx), mostrando ser uma excelente resposta frente às espécies reativas de oxigênio (EROs). Dentre os compostos orgânicos sintetizados que apresentam em sua estrutura, átomo de Selênio, tem-se o Ebsen®(1), um dos primeiros organosselênios que mostrou atividade mimética a da enzima GPx. Entretanto, outras moléculas sintetizadas já têm mostrado as mesmas atividades. Desse modo, observa-se a necessidade na síntese desses compostos para fins medicinais.  Contudo, para realizar a síntese desses compostos, é necessário o emprego de catalisadores homogêneos, todavia, o uso destes apresentam algumas desvantagens. Devido a isso, o emprego de catalisadores metais de transição suportados em diferentes materiais, surge como uma estratégia importante na síntese de compostos orgânicos. Desse modo, esse projeto visa o desenvolvimento de metodologias químicas ambientalmente adequadas e sustentáveis para a síntese de compostos organocalcogenetos com atividade biológica, tendo como resposta a atividade antioxidante, inibição de acetilcolinesterase (Ache) e novos métodos de síntese de calcogenetos catalisados por metais de transição suportados em cobre. Será empregado reagente de Grignard de haletos de arila, com a finalidade de obter ácidos aril borônicos e dicalcogenetos. Também serão desenvolvidas novas metodologias para a síntese de organocalcogenetos não simétricos, empregando o uso de catalisadores de metais de transição suportados em cobre.

Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARIDAD NODA PEREZ - UFG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FELIPE LANGE COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JAMAL RAFIQUE
Presidente - Externo à Instituição - SUMBAL SABA