PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA ABRANTES DE ANDRADE

DISCENTE : LETICIA ABRANTES DE ANDRADE
DATA : 20/07/2022
LOCAL: sala - 206 do Bloco Zeta no Campus de SÃO BERNARDO DO CAMPO da Universidade Federal do ABC

Investigação de espécies de Leishmania em insetos hematófagos: implicações na epidemiologia das leishmanioses

As leishmanioses, causadas por protozoários do gênero Leishmania, formam um complexo de doenças antropozoonóticas caracterizadas pela interação de parasitos, vetores invertebrados, hospedeiros e reservatórios vertebrados, com fatores socioambientais e humanos. Fêmeas de insetos dípteros da subfamília Phlebotominae infectadas transmitem o parasito para seus hospedeiros vertebrados como humanos e cães, que podem desenvolver dois tipos característicos da Leishmaniose, a Leishmaniose Tegumentar (LT) e a Leishmaniose Visceral (LV). Nosso grupo de pesquisa desenvolveu um novo método de extração de ácidos nucleicos a partir de um único espécime de artrópode, que permite identificar fragmentos gênicos de agentes infecciosos em insetos dípteros hematófagos, sejam eles vetores desses patógenos, ou mesmo como sentinelas. O conhecimento da circulação de parasitas do gênero Leishmania em determinada área pode auxiliar as instituições de saúde pública no planejamento de estratégias de controle da transmissão das LT e LV. Desta forma, esse trabalho teve por objetivo, aprofundar o conhecimento sobre a circulação de espécies do gênero Leishmania na cidade de Marília, São Paulo, utilizando insetos hematófagos coletados no Bosque Municipal Rangel Pietraroia como sentinelas e o gene que codifica a quitinase como biomarcador. Foram investigados sessenta e um insetos hematófagos coletados em 2018 (4 da família Ceratopogonidae, 1 Psycodidae e 56 Culicidae  sendo 45 da subfamilia Culicinae, 28 do gênero Aedes, 8 da tribo Mansoniini e gênero Mansonia e 2 da subfamília Anophelinae) e 83 coletados em 2019 (3 da família Ceratopogonidae, 4 Psycodidae e 76 Culicidae com prevalência de espécies dos gêneros Sabethes e Aedes). Dos 68 insetos coletados em 2018, onze insetos apresentaram resultado positivo para o gene que codifica a quitinase de Leishmania (1 Ceratopogonidae e 10 Culicinae). Dos 83 insetos coletados em 2019, apenas um apresentou resultado positivo para a quitinase. Após clonagem e sequenciamento dos fragmentos de PCR obtidos, com exceção de um fragmento com sequência desconhecida no banco de dados (inseto da tribo Anophelinae), os dez outros fragmentos de PCR obtidos de insetos coletados em 2018 apresentaram similaridade de 97% a 98% com espécies de Leishmania dos subgêneros Viannia (6) e Leishmania (4) em comparação com sequências disponíveis no GeneBank por Basic Local Alignment Tool (BLAST). O único inseto positivo para quitinase coletado em 2019 apresentou 100% de similaridade com L. infantum chagasi. A reconstrução filogenética com o gene que codifica a quitinase de tripanossomatídeos e a presença de machos e fêmeas positivos são indicativos da presença de parasitas similares a Leishmania, em insetos dípteros das famílias Culicidae e Ceratopogonidae.

Presidente - Interno ao Programa - 1675714 - MARCIA APARECIDA SPERANCA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 927.634.300-82 - HELENA BEATRIZ DE CARVALHO RUTHNER BATISTA - UFRGS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALINE DINIZ CABRAL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1227329 - CESAR AUGUSTO JOAO RIBEIRO