PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: RAQUEL SILVA NERES DOS SANTOS

DISCENTE : RAQUEL SILVA NERES DOS SANTOS
DATA : 06/12/2021

O EFEITO DA VITAMINA C NA MODULAÇÃO DA FUNÇÃO MITOCONDRIAL OBSERVADA NA SÍNDROME CARDIORRENAL TIPO 3

A síndrome cardiorrenal (SCR) é um processo patológico envolvendo rins e coração de tal forma que a disfunção em um órgão pode desencadear danos ao outro órgão.  A SCR3 tem como característica a lesão renal aguda como precursora das alterações cardiovasculares. Estudos prévios do laboratório demonstraram a participação das espécies reativas do oxigênio (EROs), como o óxido nítrico (NO) e ânion superóxido (O2-) no desenvolvimento da SCR3. Sabe-se que as mitocôndrias são as principais fontes de produção das EROs, além de responderem a diferentes estímulos através dos processos de fissão e fusão mitocondrial.  Ainda, a vitamina C, conhecido agente antioxidante, apresenta uma comprovada capacidade protetora aos tecidos cardíaco, renal e endotélio vascular. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a função e dinâmica mitocondrial nos tecidos renal e cardíaco na SCR3, bem como o papel da vitamina C nesse processo. Para tanto, realizou-se o modelo de isquemia renal (I/R), unilateral, por 60 minutos, seguido de reperfusão por 24h, 48h, 72h, 8 dias,15 dias e 23 dias, com e sem tratamento com vitamina C, imediatamente após a I/R (tratamento imediato) ou 15 dias após a I/R (tratamento tardio). Foram avaliados parâmetros morfométricos renal, bioquímicos e marcadores moleculares através da análise de expressão gênica. A função mitocondrial foi avaliada por respirometria de alta resolução, ao passo que a dinâmica mitocondrial foi avaliada através da análise de expressão gênica de OPA1, mitofusina 2 (Mfn2), FIS1 e Drp1. Os níveis de NO foram avaliados através da técnica de amperimetria. Como resultados, no tecido renal foram observadas a redução da massa, aumento nos níveis de ureia e creatinina, redução do consumo de oxigênio, aumento nos níveis de NO e diminuição na expressão gênica de Mfn2. O tratamento com vitamina C preservou a massa renal, preservou e restabeleceu a função renal, manteve elevado os níveis de NO mediante o tratamento imediato, estimulou o aumento da expressão gênica da eNOS e nNOS e proporcionou a redução da iNOS e desencadeou o aumento da expressão gênica dos componentes da dinâmica mitocondrial OPA1, Mfn2 e Drp1. Além disso, proporcionou o aumento do consumo do oxigênio pelas mitocôndrias. Em relação ao tecido cardíaco, foi possível observar a redução do consumo do oxigênio e diminuição nos níveis de NO. Sob o tratamento com vitamina C imediatamente após a I/R, os níveis de NO foram restaurados e foi possível notar um aumento na expressão gênica das óxido nítrico sintetases. O tratamento com vitamina C promoveu um aumento na expressão de OPA1, Mfn2 e Drp1. Ainda, os tratamentos com vitamina C, imediato ou tardio, melhoraram substancialmente a função mitocondrial. Diante do exposto, pode-se sugerir que a vitamina C exerce um papel protetor nos tecidos renal e cardíaco após a injúria por I/R renal.

Presidente - Interno ao Programa - 1640114 - MARCELA SORELLI CARNEIRO RAMOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1653932 - MARCELO AUGUSTO CHRISTOFFOLETE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIENNE DA SILVA LARA MORCILLO - UFRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672728 - ANA CAROLINA SANTOS DE SOUZA GALVAO