PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LEE APARECIDA FRANCISCO

DISCENTE : ANA LEE APARECIDA FRANCISCO
DATA : 27/10/2020
LOCAL: por participação remota

CARACTERIZAÇÃO in vitro DE AMOSTRAS DO VÍRUS DA RAIVA ISOLADOS DE Cerdocyon thous e Canis lupus familiaris

A raiva apresenta distribuição mundial e pode ser mantida na natureza por diferentes ciclos epidemiológicos que eventualmente se inter-relacionam.  No ciclo urbano, o principal reservatório é o cão doméstico, Canis lupus familiaris e no ciclo silvestre terrestre um dos principais reservatórios, no Brasil, é o canídeo silvestre, Cerdocyon thous. Tais ciclos epidemiológicos tem maior relevância nas regiões Norte e Nordeste do país. Atualmente se sabe que cada um destes reservatórios é responsável por manter uma linhagem genética característica de vírus da raiva (RABV). Pela importância epidemiológica que esses reservatórios possuem, analisar o comportamento in vitro das linhagens genéticas de RABV características dessas espécies é fundamental para melhor entendimento  deste vírus. O presente estudo teve por objetivo analisar o comportamento in vitro das linhagens genéticas de RABV características de canídeos silvestres e domésticos. Para isso foram utilizadas duas amostras de RABV com linhagem genética característica de Cerdocyon thous (IP4871/11 e IP3208/11), duas amostras com linhagem genética de Canis lupus familiaris (IP3629/11 e IP1972/16) e a amostra padrão de RABV Pasteur Virus (PV). Inicialmente as amostras IP4871/11, IP3208/11 e PV foram adaptadas em células HEK-293T e submetidas à ensaios de cinética de replicação. Após o processo de adaptação, as amostras foram tituladas e os títulos expressos em log10 doses infectantes em 50% do cultivo celular (DICC50). Os títulos de trabalho obtidos respectivamente foram 104,5 DICC50, 105,75 DICC50 e 104,0 DICC50. Na curva de crescimento viral as células HEK-293T foram inoculadas em triplicata com 100 DICC50 de vírus, sendo então submetidas a adsorção pelo período de duas horas a 37ºC antes da retirada do inóculo, e o vírus extracelular inativado com citrato de sódio (pH 3.0). As monocamadas foram então lavadas com meio fresco e incubadas por diferentes intervalos (1, 12, 24, 36, 48, 60, 72, 84 e 96 horas após a inoculação-p.i.). Após o período de incubação, os sobrenadantes foram coletados e submetidos a titulação viral Foi realizada a análise estatística comparando os resultados médios dos títulos para cada amostra. Para as amostras de RABV com linhagem genética característica de Cerdocyon thous, foi possível identificar partículas virais  24 horas p.i., com aumento da carga viral até 84 horas p.i. e diminuição da carga viral com 96 horas p.i.  Para o PV, foi possível identificar partículas virais 12 horas p.i., tendo aumento da carga viral até 72 horas p.i. e a partir das 84 horas p.i., houve diminuição da carga viral. Ao analisar esses dados observou-se que as amostras de RABV com linhagem genética característica de Cerdocyon thous apresentaram crescimento viral mais tardio, demonstrando comportamento in vitro diferente quando comparadas com o PV. O estudo prevê a comparação destes resultados com amostras de RABV com linhagem genética característica  de Canis lupus familiaris.  Tais resultados são importantes para o melhor entendimento da manutenção do RABV na natureza, suas características virológicas, como também para o desenvolvimento de vacinas e testes sorológicos específicos contra a linhagem genética de RABV característica de Cerdocyon thous e assim contribuir com futuras estratégias que visem o controle da raiva silvestre no país.

Presidente - Interno ao Programa - 927.634.300-82 - HELENA BEATRIZ DE CARVALHO RUTHNER BATISTA - UFRGS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIANA GALERA CASTILHO KAWAI - IP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - WILLIAN DE OLIVEIRA FAHL