PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: LOUISE CATHERYNE BARNE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LOUISE CATHERYNE BARNE
DATA : 21/02/2020
LOCAL: sala S302, 3º andar, Bl. Alpha 2,Campus SBC da Fundação Universidade Federal do Abc, localizada na Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

Attention and expectation effects on neural processing (Efeitos da atenção e da expectativa no processamento neural)

A atenção é um processo fundamental para otimizar a capacidade computacional de um sistema biológico. Saber quando e onde algo vai ocorrer facilita o processamento de estímulos. Entretanto, pouco se sabe qual o real efeito da atenção sobre a qualidade da representação dos estímulos, especialmente os ignorados, por conta da dificuldade de mensurá-los. Recentemente, estudos têm aplicado novos métodos de decodificação de estados cerebrais por meio de respostas de EEG/MEG, e estes métodos têm sido uma boa ferramenta para inferir a qualidade de processamento. No presente trabalho, temos como objetivo usar estes métodos para investigar os efeitos da atenção e da expectativa sobre o processamento neural. Para tanto, três experimentos foram delineados com o objetivo de verificar seus diferentes aspectos. O experimento 1 investigou os efeitos e mecanismos da atenção espacial encoberta no processamento sensorial de estímulos. Os resultados sugerem que a atenção espacial melhora o processamento aumentando a representação dos estímulos atendidos e que a qualidade de processamento está relacionada com a dessincronização da potência das oscilações alpha. O segundo experimento teve por objetivo verificar os efeitos e mecanismos neurais da atenção temporal (seleção) no processamento sensorial e na memória de trabalho. Os resultados sugerem que a atenção temporal sustenta a representação sensorial por um tempo maior que estímulos não alvos e neutros. Já o terceiro experimento teve por objetivo verificar os efeitos e mecanismos neurais da alocação temporal à visão e audição. Os resultados sugerem que expectativas geram uma pré-ativação não específica nas áreas sensoriais relacionados à tarefa nos momentos de maior expectativa e que sobrevive por alguns ciclos após o término da estimulação rítmica. Em conjunto, nossos resultados sugerem como expectativa e atenção modulam a representação dos estímulos no sistema nervoso central.

Presidente - Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676329 - RAPHAEL YOKOINGAWA DE CAMARGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAYMUNDO MACHADO DE AZEVEDO NETO - USP