PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO ANDRADE CASTRO

DISCENTE : LEONARDO ANDRADE CASTRO
DATA : 13/12/2019
LOCAL: Campus São Bernardo

ANÁLISE TOPOLÓGICA DE REDES MOLECULARES INTEGRADAS DE CO-EXPRESSÃO E INTERAÇÕES PROTEÍNA-PROTEÍNA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) é um grupo de transtornos do neurodesenvolvimento com ampla heterogeneidade genética, sendo considerado uma doença complexa por depender não apenas de inúmeros fatores genéticos, mas também de fatores ambientais. Desvendar a arquitetura genética responsável pela patogenicidade desse transtorno é considerado um problema em aberto. Tecnologias de sequenciamento de alto rendimento possibilitaram a aquisição de grandes quantidades de dados de genomas, expressão gênica, e proteomas dos indivíduos com esse transtorno. A integração desses dados baseada nas hipóteses da medicina de redes pode auxiliar na priorização de genes potencialmente envolvidos nesse transtorno. Recentemente foi desenvolvido um método de priorização gênica denominado NERI (Network Medicine Relative Importance) que modela as hipóteses da medicina de redes para priorização gênica com base em integração de dados de expressão gênica, estudos de associação do genoma (GWAS) e redes de interações proteína-proteína (PPI). O potencial desse método em recuperar genes relevantes e descobrir novos genes associados a uma doença complexa foi demonstrado nos resultados de priorização de genes obtidos para a esquizofrenia. O objetivo deste projeto é analisar o método NERI ao incluir dados de variações de número de cópias de DNA (CNVs) e exoma, já que a literatura tem mostrado que esse tipo de dado é bastante relevante na caracterização de transtornos do neurodesenvolvimento como o TEA. Espera-se que os resultados deste projeto possam fornecer subsídios para aperfeiçoar o método NERI de modo a incluir os dados de CNVs e de exoma de forma efetiva em seu modelo de integração de dados, possibilitando uma maior eficácia na busca por biomarcadores de TEA.

Presidente - Interno ao Programa - 1676367 - ALEXANDRE HIROAKI KIHARA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1732829 - ANA CAROLINA QUIRINO SIMOES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3111871 - KATIA CRISTINA DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1766041 - MARCELO BUSSOTTI REYES