PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR GONÇALVES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR GONÇALVES PEREIRA
DATA : 16/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Conference web
TÍTULO:

PENSAMENTO NEOLIBERAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CHILENAS: UM ESTUDO PROSOPOGRÁFICO


PÁGINAS: 54
RESUMO:

O desenvolvimento neoliberal, proporcionado pelas mudanças políticas e econômicas implementadas durante os governos ditatoriais de Augusto Pinochet e seu grupo de pesquisadores chilenos intitulado “Chicago Boys”, proporcionou um aumento significativo nas taxas de escolarização nos diferentes níveis de ensino. Sendo simultâneo à implementação do modelo de cobrança de mensalidades nas universidades públicas e na criação de diversas universidades privadas.  Houve subsídio do governo chileno para aquisição e manutenção de mais vagas para que parcela dos estudantes das escolas públicas pudessem ingressar no ensino superior. (privado). Essas políticas tiveram como consequência maior endividamento das famílias chilenas visto o fato de que o governo somente subsidia parcela do valor gasto com as mensalidades. Pensando neste cenário, o presente estudo busca contribuir na formulação a respeito de quais são as políticas públicas e medidas implementadas a partir do período que antecede a ditadura militar com o marco histórico de 1955 início do intercâmbio acadêmico da Faculdade de Economia da Universidade Católica com a Universidade de Chicago, até a eleição de Gabriel Boric presidente do Chile em 19 de dezembro de 2021, evidenciando ao longo desse período as mudanças decorrentes da gerência do neoliberalismo no país. Através de uma investigação histórico-sociológica e do uso do método prosopográfico busco mostrar como se organizam as posições, sendo elas teóricas e institucionais que legitimam esse modelo neoliberal. Será apresentado neste trabalho quais foram as escolas de pensamento, tradições filosóficas e outros campos de estudo que buscam avaliar os resultados das contradições sistêmicas presentes na educação no ensino superior. Neste caso em específico através do pensamento social que vai permitir a construção das bases do neoliberalismo nas universidades chilenas. Confirmando a tese de que a mercantilização do ensino foi promovida a partir do modelo de pensamento estadunidense intitulado de “expertise gerencial”, o qual contribuiu para que as instituições adotassem uma visão mercadológica, sendo assim um trabalho descritivo, qualitativo e exploratório. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187294 - VALTER VENTURA DA ROCHA POMAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 371.414.398-03 - JOANA SALÉM VASCONCELOS - OUTRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SYLVIA GEMIGNANI GARCIA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 10:59
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