PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO NOVELI VALADARES

DISCENTE : DIEGO NOVELI VALADARES
DATA : 23/02/2024
LOCAL: online

A dinâmica do poder estrutural na Ásia Central:  os desafios da Rússia após o fim da União Soviética

A presente dissertação aborda as mudanças nas relações de poder na Ásia Central após a dissolução da União Soviética e as independências das repúblicas da região. O foco é compreender o papel do poder russo durante o governo de Putin, considerando suas interações com a China, os Estados Unidos, a União Europeia e os países centro-asiáticos. Para isso, utiliza-se o referencial teórico do poder estrutural proposto por Susan Strange, que oferece uma base analítica abrangente para entender as dinâmicas de poder. A pesquisa explora tanto as estruturas primárias quanto as secundárias do poder estrutural, analisando as estratégias e interesses dos atores envolvidos. São levados em consideração eventos históricos, a política externa russa e a dinâmica geopolítica internacional para avaliar a influência russa no local. A metodologia adotada inclui análises documentais e levantamentos bibliográficos, utilizando uma abordagem seletiva ao examinar as estruturas de poder mais relevantes em cada período e levando em consideração eventos significativos que afetaram a dinâmica da relação entre a Rússia e a Ásia Central. Essa relação, por sua vez, é marcada por um considerável aumento da influência russa durante o século XXI, porém, nota-se que a Rússia cada vez mais divide áreas de influência com o crescente poder da China, que avança gradativamente na região centro-asiática. Por fim, esse estudo contribui para o entendimento da Economia Política Mundial contemporânea ao lançar luz sobre uma região pouco explorada e fornecendo uma análise abrangente e contextualizada de suas dinâmicas de poder.

Presidente - Interno ao Programa - 1453189 - GIORGIO ROMANO SCHUTTE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GABRIEL PESSIN ADAM
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2333293 - DIEGO ARAUJO AZZI