PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de DEFESA: RAFAEL ALMEIDA FERREIRA ABRÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL ALMEIDA FERREIRA ABRÃO
DATA : 04/12/2023
LOCAL: onine

A Dinâmica do Capital Chinês no Setor de Petróleo e Gás no Contexto da Transição Energética (2007-2022)

Esta tese tem como objetivo analisar o processo de fortalecimento das relações Brasil-China no setor energético, com ênfase no período compreendido entre 2007 e 2022. Busca-se compreender os interesses chineses no setor e como a ampliação da presença das empresas chinesas impactou a inserção internacional brasileira no cenário energético global. Tem-se como ponto de partida que a nova dinâmica entre Brasil e China no setor energético se dá em meio ao processo de transformação do Brasil em relevante produtor e exportador de petróleo e, simultaneamente, à necessidade global de transição energética imposta pela crise ambiental. A partir desta problemática, levantam-se os seguintes questionamentos: quais as razões para a atração de investimentos de empresas chinesas no setor energético brasileiro? Como o Brasil se inseriu nas necessidades comerciais e estratégicas das empresas chinesas? A entrada das empresas chinesas no setor energético brasileiro fortaleceu a inserção internacional do Brasil no cenário energético global? Argumenta-se que a expansão das empresas chinesas no setor de energia faz parte de uma lógica mais abrangente de transnacionalização do capital chinês diante da necessidade de se reproduzir em novos territórios. Ademais, essa lógica atende aos interesses comerciais, de expansão das empresas chinesas para novos mercados, e interesses estratégicos, oriundos de objetivos de Estado para assegurar a segurança energética do país. Para além da lógica de reprodução do capital, as empresas chinesas encontram um cenário propício para a sua internacionalização a partir da aquisição de ativos e da participação em projetos em expansão, o que foi facilitado pelas dificuldades enfrentadas pelo Brasil no período.

Presidente - Interno ao Programa - 1453189 - GIORGIO ROMANO SCHUTTE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550812 - VALERIA LOPES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2333293 - DIEGO ARAUJO AZZI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Antonio Renildo Santana Souza - UFBA