PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: BERNARDO SCHIRMER MURATT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BERNARDO SCHIRMER MURATT
DATA : 31/10/2023
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

A Fiesp como ator político da burguesia brasileira no contexto dos governos do PT e do golpe jurídico-parlamentar de 2016

Este relatório é a apresentação do projeto de pesquisa junto a dois capítulos preliminares, o primeiro completo e o segundo parcial da tese “A Fiesp como ator político da burguesia industrial brasileira no contexto dos governos do PT e do golpe jurídico-parlamentar de 2016”. O objetivo desta pesquisa é compreender a ação política da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) no golpe de Estado de 2016, a partir de uma retomada histórica das formações das classes sociais dentro do capitalismo brasileiro. Para tal buscaremos estabelecer uma base teórica que favoreça a análise do sistema capitalista como fenômeno histórico dentro de uma totalidade mundializada. Nesse sentido, buscamos nos afastar de concepções que tratam de uma burguesia interna com aspirações anti-imperialistas, demonstrando que a burguesia brasileira, apesar de possuir contradições internas, é parte integrante de uma dominação de tipo neocolonial no Brasil. Assim, os capítulos apresentados trazem um ponto de de vista geral da divisão global do capitalismo entre Centro e Periferia, bem como a base teórica para que avancemos para o segundo capítulo em que se apresenta a transição brasileira para o sistema capitalista a partir do escravismo colonial.

Presidente - Interno ao Programa - 1968867 - IGOR FUSER
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1380717 - PARIS YEROS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1961809 - GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA