PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de DEFESA: MATHEUS DA CRUZ

DISCENTE : MATHEUS DA CRUZ
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Sala 207 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E RACISMO ESTRUTURAL:

uma leitura sobre as novas formas de trabalho a partir das questões raciais

Como se dão as relações entre a uberização do trabalho e o racismo estrutural no Brasil? Esse questionamento estrutura este trabalho que tem como objetivo entender quem são os entregadores por aplicativo e porquê eles são majoritariamente jovens negros. A pesquisa se inicia com uma revisão bibliográfica e documental, com a finalidade de compreender os principais conceitos nela articulados: uberização do trabalho e racismo estrutural. Além disso, são realizados diálogos com outros levantamentos que procuraram entender a realidade vivenciado por entregadores pro aplicativo. Do ponto de vista da organização, o primeiro capítulo desenvolve os conceitos de raça e racismo e o modo como foram inseridos na sociedade a partir de um projeto de exclusão social dos negros e da utilização de técnicas para a manutenção do poder da branquitude sobre o trabalho e a vida dos negros. Em continuidade, no segundo capítulo, tem-se uma discussão sobre trabalho e os entregadores por aplicativo. Ele destaca a precariedade sistêmica que compõe toda a trajetória do mundo do trabalho, e que ganha novos contornos com a presença das plataformas, intensificando as formas de precarização e uberização do trabalho. O terceiro capítulo entrelaça as questões de uberização do trabalho e racismo através dos territórios em que estão inseridos os entregadores por aplicativo, evidenciando a segregação espacial nos contextos de trabalho e moradia dos mesmos.

Presidente - Interno ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2354087 - RAMATIS JACINO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES