PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALVARO MARINHO MARQUES

DISCENTE : ALVARO MARINHO MARQUES
DATA : 25/09/2023
LOCAL: Sala 208 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

A INFLUÊNCIA INTERNACIONAL NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO: estudo das estratégias de parques científicos e tecnológicos no Brasil (2003-2022)

Este trabalho possui como objetivo compreender como o Estado, a nível federal, incorporou, de 2003 a 2022, a influência de atores e organizações internacionais em suas estratégias de cooperação para inovação. Parte de uma discussão teórica sobre a relação entre inovação e desenvolvimento, analisando as principais ideias da escola da economia evolucionária. São também abordados o papel do Estado na estruturação de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e a importância da cooperação para a inovação. Na etapa empírica, é utilizada a metodologia de estudo de caso único, com o foco na compreensão das estratégias adotadas pelo Estado brasileiro no período citado, especialmente nas iniciativas relativas aos parques científicos e tecnológicos no país, e na influência de três atores internacionais para a constituição delas: as empresas multinacionais, os organismos internacionais e os sistemas nacionais hegemônicos (em especial, o estadunidense e o chinês). Assim, procura-se contribuir para os estudos sobre a trajetória de desenvolvimento do Brasil na área de CT&I, ao compreender o papel da dimensão internacional na condução de estratégias na área e as relações de poder entre países do Norte e do Sul Globais, que estabelecem assimetrias na produção e distribuição de conhecimento.

Presidente - Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1580011 - VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2356565 - FLAVIO THALES RIBEIRO FRANCISCO