PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: ITELVINA JOSÉ FERNANDES

DISCENTE : ITELVINA JOSÉ FERNANDES
DATA : 24/08/2023
LOCAL: São Bernardo do Campo (presencial)

ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO POVO BIJAGÓ: PODER E GÊNERO

Nesta dissertação, vamos refletir sobre relações de gênero e poder, explorando as dinâmicas subjacentes e os desafios enfrentados no tocante a essa questão na sociedade Bijagó, em Guiné-Bissau. Para tanto, analisarremos o Unaké, conjunto de rituais de transição da mulher bijagó de Guiné-Bissau - uma das formas de emancipação feminina e de preservação dos costumes desta sociedade - procurando evidenciar o papel das mulheres nas tomadas de decisões. Por meio de uma abordagem endógena, discutiremos a importância e os desdobramentos dos rituais femininos deste povo e como, por meio deles, as mulheres bijagós se percebem enquanto agentes sociais. Assim, o desafio que se coloca é compreender as relações de gênero na formação e na organização social, política e econômica bijagó, considerando os aspectos históricos, sociais e culturais neles implicados. A pesquisa em curso tem uma abordagem qualitativa e apresenta uma dimensão autoetnográfica, pois é realizada por uma pesquisadora membro do grupo pesquisado. Nesse sentido, parte da reflexão realizada está baseada na experiência vivida e nas memórias da mesma. Isso nos leva, em alguns momentos, a escrever na primeira pessoa do singular. Ainda para a coleta de dados, tomamos alguns trabalhos acadêmicos já realizados sobre o universo estudando, como Cardoso (2012) e Gomes (2016). E, por fim, referenciamos também na análise informações reunidas durante o nosso trabalho de conclusão do curso de graduação em Ciências Sociais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em 2021. As informações foram coletadas durante a pesquisa de campo realizada em 2019 na Guiné Bissau, precisamente nas Ilhas de Bubaque, Orango e Bolama.

Presidente - Interno ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3065770 - BRUNA MENDES DE VASCONCELLOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2356565 - FLAVIO THALES RIBEIRO FRANCISCO