PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA MARIA DE LIMA OLIVEIRA

DISCENTE : LUANA MARIA DE LIMA OLIVEIRA
DATA : 21/08/2023
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NEGRAS:Atuação do Coletivo “Negra Sim – Movimento de Mulheres Negras de Santo André”

A singular condição de opressão enfrentada pelas mulheres negras, resultante da interseção entre discriminações de raça, gênero, classe e sexualidade, motivou a criação de espaços de fortalecimento, no qual pudessem ser discutidas questões inerentes a essas mulheres, que foram e permanecem, muitas vezes, invisibilizadas historicamente em espaços políticos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo discutir os pressupostos da cooperação social do “Coletivo Negra Sim – Movimento de Mulheres Negras de Santo André”, considerando o enfrentamento ao racismo e  à desigualdade de gênero, bem como a sua organização política e sua influência como espaço de fortalecimento coletivo. O Coletivo tem atuado colaborativamente desde os anos 1990, estabelecendo parcerias com outras instituições do município e integrando importantes órgãos, como o COMUN (Coordenação Municipal de Entidades Negras), o CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras) e o Fórum Estadual das Mulheres Negras. A pesquisa realizará levantamento bibliográfico sobre movimentos sociais e feminismo negro, além da organização de entrevistas com as integrantes do coletivo. Para a realização da pesquisa em questão, além de uma análise específica sobre o movimento social investigado, traça-se os antecedentes e marcos históricos das lutas das mulheres negras no Brasil, destacando suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural e político. Destaca-se também a construção do ativismo contemporâneo das mulheres negras brasileiras, abordando suas lutas, conquistas e desafios ao longo da história, bem como as suas motivações para uma atuação política autônoma.

Presidente - Interno ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1091514 - JULIA GLACIELA DA SILVA OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO