PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO VITOR ESTEVES BARBOSA

DISCENTE : JOÃO VITOR ESTEVES BARBOSA
DATA : 01/06/2023
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

As políticas da Petrobras, 2012-2018: uma análise de seus marcos decisórios e impactos econômicos

A empresa estatal de capital misto Petróleo brasileiro S.A. é uma das maiores empresas do Brasil, detendo a maior parte de seu mercado de petróleo e derivados. Suas ações de investimento, política de preços, direcionamento ambiental, dentre outros, impactam diretamente no ambiente econômico, social e político. As transformações políticas no Brasil entre 2014 e 2018, particularmente com o impedimento de Dilma Rousseff e a administração de Michel Temer que a sucedeu, impactaram no perfil da gestão da empresa, mediante trocas em seu corpo diretivo. À luz desse quadro, as alterações de políticas adotadas no período de 2012 a 2018, compreendendo as gestões de Graça Foster, Aldemir Bendine (governo Dilma Rousseff), e Pedro Parente e Ivan Monteiro (governo Michel Temer) serão o objeto deste estudo de história econômica de empresas, de viés estruturalista. Nossas perguntas norteadoras serão (1): quais foram as alterações mais significativas no perfil de decisões da empresa nesse período, e (2) quais seus impactos nos resultados obtidos pela empresa? Pretende-se para tanto resumir e avaliar as ações e indicadores mais importantes da Petrobras no período, no que se refere ao desempenho econômico financeiro e produtivo da empresa, relatando também acontecimentos no nível nacional e internacional relacionados ao objeto de pesquisa. Os principais indicadores analisados referir-se-ão ao padrão setorial de investimentos da empresa, seu perfil de endividamento -particularmente face às variações do dólar, do preço do petróleo, e aos impactos da operação Lava-Jato-, o perfil de contratação de fornecedores e mão-de-obra, dentre outras variáveis similares relacionadas ao desempenho da empresa. Os indicadores de capital social serão abordados também, a fim de entender quem são os acionistas da empresa, qual sua variação ao longo do período, bem como seu nível de apropriação dos dividendos da empresa. A análise desses dados pode contribuir para uma compreensão do papel dos investimentos e decisões da empresa para o país em termos de seu desenvolvimento econômico, e, num sentido mais localizado, para estilizar as mudanças no perfil de decisões da empresa no período em tela.

Presidente - Interno ao Programa - 1580011 - VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1453189 - GIORGIO ROMANO SCHUTTE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2123638 - MURYATAN SANTANA BARBOSA