PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE : JOÃO PAULO SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 02/12/2019
LOCAL: sala S302, 3º andar, Bl. Alpha 2,Campus SBC da Fundação Universidade Federal do Abc, localizada na Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

Teoria e prática do protecionismo: uma análise das medidas adotadas no período 1990-2018 na cadeia do setor automotivo brasileiro.

No ano de 1988 o Brasil deu início a um processo de abertura comercial que foi intensificado e se concretizou no início dos anos noventa. Ao mesmo tempo em que promovia esta abertura comercial, a partir de 1990 o país também adotou medidas que são consideradas protecionistas do ponto de vista da doutrina dominante acerca do comércio internacional. No Brasil, um dos setores que mais se beneficiou de medidas protetivas nesse período foi o setor automotivo e sua cadeia.
É consenso na teoria econômica que o protecionismo é utilizado para que os produtos de uma economia nacional se tornem competitivos frente aos importados. E que assim possa abandonar, futuramente, as medidas protetivas. Dado isso, levanta-se a seguinte questão: o resultado do protecionismo na cadeia do setor automotivo resultou no esperado pela teoria?

Presidente - Interno ao Programa - 2187294 - VALTER VENTURA DA ROCHA POMAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2081225 - FERNANDA GRAZIELLA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1543679 - DARLENE RAMOS DIAS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1453189 - GIORGIO ROMANO SCHUTTE