CIÊNCIA E CUTURA AFRO-BRASILEIRA COMO UM BICHO DE SETE CABEÇAS: a relação entre questão racial e Política de Ciência e Tecnologia no Brasil de 2003-2016
Esta pesquisa analisa como se deu a relação entre Política de Ciência e Tecnologia (PCT) do Governo Federal brasileiro, no período de 2003 a 2016, e a questão racial brasileira, especificamente no tocante ao estabelecimento de diálogos epistemológicos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais afro-brasileiros, como os saberes medicinais. De modo específico, desenvolvemos os seguintes objetivos: 1) apresentar as contribuições trazidas pelos estudos sobre a colonialidade para pensar o modo como a questão de raça aparece no interior dessas perspectivas; 2) situar o debate sobre politica de ciência e tecnologia no interior do debate geral sobre ciência; 3) análise dos documentos das Conferências Nacionais de Ciência e Tecnologia realizadas no período estudado, considerando os tipos de narrativas incorporadas. A hipótese provisória é que a PCT é atravessada pelo racismo estrutural que tem entre suas expressões o racismo epistêmico, materializado pelo apagamento, invisibilidade e silenciamento de saberes não eurocentrados. As referências centrais desta pesquisa estão alinhadas às perspectivas epistemológicas que tomam como referência o chamado Sul Global. Para tanto, consideramos as contribuições de autores como Santos (2000, 2008), além da perspectiva dos estudos decoloniais a partir de Grosfoguel (2008, 2011). Do ponto de vista dos instrumentos metodológicos, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa via pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica, realizada por meio de buscas de teses, dissertações, artigos científicos etc, procuramos analisar como tem sido abordada a relação entre PCT e questão racial no período definido para análise. O levantamento documental foi realizado em materiais disponibilizados no site do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional Científico e Tecnológico – CNPq e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI) e teve como objetivo verificar como os materiais analisados contemplam a interação entre ciência, cultura, estimulando diálogos epistemológicos entre os conhecimentos ditos “científicos” e conhecimentos tradicionais afro-brasileiros.