PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de DEFESA: FERNANDO MARTINS USTARIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO MARTINS USTARIZ
DATA : 24/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

 

A EXPLORAÇÃO DE LÍTIO NA BOLÍVIA: ESTRATÉGIA E DESAFIOS NO GOVERNO EVO MORALES (2006-2019)


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Este trabalho disserta sobre o processo de exploração de lítio em curso na Bolívia durante o período Evo Morales (2006-2019). O lítio se caracteriza por ser um metal altamente valorizado, cuja principal atribuição está na produção de baterias de alto desempenho, como para veículos elétricos. Portanto, sua utilização é importante para o desenvolvimento tecnológico de fronteira e para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. A Bolívia se situa dentre os maiores detentores mundiais de reservas do metal e pretende seguir adiante com um projeto, prioritariamente estatal, para industrialização dos recursos.

Assim, a dissertação tem como objetivo analisar a política de exploração do lítio empreendida pelo governo boliviano, que procura estabelecer no país a produção baterias elétricas com alto valor agregado. O projeto, cabe pontuar, é realizado conjuntamente entre Estado e iniciativa privada estrangeira, sobre o controle o controle estatal. Para tanto, nos valemos das contribuições teóricas situadas no campo desenvolvimentista e dos recursos naturais como estratégia para o desenvolvimento.

Levamos em consideração, também, que o país passou por diversos ciclos de exploração de recursos naturais sem nunca conseguir levar a cabo políticas de desenvolvimento efetivas, sendo o gás natural a experiência mais recente. O histórico de malsucedido de políticas com relação aos recursos naturais por esse país, e as dificuldades técnicas do empreendimento, podem colocar em risco a efetivação deste projeto. Entretanto, argumentamos que o nacionalismo dos recursos naturais, bem como a política de inserção soberana com as empresas internacionais do setor podem levar ao sucesso de empreitada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1453189 - GIORGIO ROMANO SCHUTTE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1968867 - IGOR FUSER
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOÃO EDUARDO DE MORAIS PINTO FURTADO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 05/08/2020 19:25
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod