Filosofia, teatro e experiência: caminhos e possibilidades no ensino médio
O presente trabalho pretende apresentar pontos de convergência entre o ensino de filosofia e o teatro, no contexto do Ensino Médio, vislumbrando, a partir da interação entre filosofia e arte, uma proposta metodológica que considera o texto teatral, assim como o corpo e suas potencialidades performáticas, um modo de suscitar a reflexão filosófica no âmbito da Educação Básica. Para tanto, concentramo-nos em abordar as aulas de filosofia com ponto de partida e fio condutor para discussões e reflexões sobre o que pode ser “ensinar” e “aprender” em filosofia, delineando uma proposta que se ocupa em considerar os desdobramentos de uma prática singular de ensino para então repensá-la a partir de três pilares. Quanto ao primeiro, busca-se apresentar uma concepção de filosofia considerando os seus desdobramentos enquanto prática. O segundo pilar apresenta a filosofia sartriana a partir da discussão sobre as obras de ficção e não ficção do autor. E, por sua vez, o terceiro momento expõe as contribuições do método de Augusto Boal para a construção das aulas. Em suma, o projeto é desenhado à luz da peça teatral Entre quatro paredes, do filósofo francês Jean-Paul Sartre, em conjunto com o método Teatro do Oprimido, do teatrólogo Augusto Boal, de modo a conjugar experiências estéticas e filosóficas, oportunizando a partir deste processo a construção de narrativas que buscam forjar intersecções entre atitude filosófica e ensino de filosofia.