PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANO BITENCOURT MONGE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANO BITENCOURT MONGE
DATA : 29/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: UFABC SÃO BERNARDO
TÍTULO:

PROBLEMATIZANDO UM ENSINO MENOR DE FILOSOFIA: para além da originalidade grega


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A dissertação presente tem como finalidade propor como critério metodológico um modelo de ensino menor de filosofia para trabalhar no ensino médio. No primeiro momento, buscou-se a fundamentação desta noção analisando os componentes do conceito de literatura menor em Deleuze e Guattari. Em seguida, abordou-se a concepção de educação menor em Silvio Gallo, na qual o autor deslocou o conceito de menor dos franceses de literatura para o campo da educação, apresentando como educação menor. 

 

Esses dois conceitos fundamentaram aqui esta proposta de ensino menor de filosofia, que fez isso por meio de um método de desvio e de criação, forma esta que é sugerida exclusivamente por Deleuze, Guattari e Gallo. Todos estão de acordo com essa forma desviante, criativa, conceitual de pensar e fazer filosofia. Diante disso, pensou-se neste caminho teórico e conceitual para finalizar em uma concepção própria de ensino de filosofia, ou outras palavras, de um ensino menor de filosofia.

 

Um outro objetivo importante foi materializar como parte do produto final do Mestrado Profissional em Filosofia um ensino que traz a África-Brasil, a partir de um material didático alternativo que se concretizou nessa proposta como didática do menor para além da originalidade grega. Essa visão comum da originalidade, que tem como ponto de partida no ensino da História da Filosofia, serve como problema que mostra a ponta de “iceberg” de um racismo epistêmico, algo bem enraizado nessa área, que em visão geral será levantada no decorrer deste trabalho. De outro modo, a originalidade é problematizada na intenção de abrir possíveis linhas de fugas para outras vozes que foram apagadas pelo tempo, pelo extermínio filosófico construído.  

 

O material didático que temos como proposta teve como objetivo construir uma linha de fuga do cânone do ensino maior no aspecto da originalidade, fazendo isso em sala de aula, nesse modelo de ensino menor de filosofia, foi possível mesmo uma linha de fuga dessa visão comum e eurocêntrica. Acredita-se que sim e percebe-se que todos os professores que buscam um ensino mais pluriversal precisam imediatamente construir algo alternativo, buscar materiais que não são disponibilizados facilmente. Para se fazer um ensino filosófico de inclusão será apresentado outras fontes, para além do que há disponível, seja tanto nos manuais didáticos, apostilas, livros disponíveis na Sala de Leitura ou de outras fontes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1228901 - ALEXIA CRUZ BRETAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATO NOGUERA - UFRRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1801755 - ALEXANDER DE FREITAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGERIO ALESSANDRO DE MELLO BASALI - UNB
Notícia cadastrada em: 12/07/2019 13:49
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod