PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE QUEIBRE BALTAZAR

DISCENTE : ALEXANDRE QUEIBRE BALTAZAR
DATA : 28/03/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/paulo-59

O uso e percepção das tecnologias de informação: reflexões e problematizações filosóficas

Essa pesquisa é um relato sobre a inclusão da tecnologia, especificamente a internet usada através dos smartphones na vida cotidiana. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio, abordando nas aulas de Filosofia e do itinerário Filosofia da tecnologia problematizações e reflexões sobre suas experiências online que foram relatadas durante as aulas. Discutimos como a onipresença da tecnologia digital está em nossa cultura e sociedade, e a importância de refletir criticamente sobre seu impacto em nosso comportamento e concepções de mundo. As interações humanas têm sido substituídas por interações digitais, mediadas por algoritmos das grandes empresas de tecnologia, que visam prever e manipular comportamentos para fins comerciais. Para despertar nos alunos do ensino médio um engajamento crítico com as questões filosóficas relacionadas à tecnologia utilizamos o documentário O Dilema das Redes como ponto de partida para que fossem conduzidos através de uma série de reflexões e atividades didáticas projetadas para fazê-los questionar e repensar a influência da tecnologia em suas vidas. Conceitos de filósofos da tecnologia como Hipertexto e Ciberespaço de Pierre Lévy foram utilizados nas aulas para reflexão e problematização. Após a exibição do documentário criamos com os alunos uma atividade denominada Quadro de Percepções, onde expressaram suas reações e reflexões após o assistirem. As respostas dos alunos, que variam de surpresa e desconforto a uma vontade de se desconectar do mundo online, ilustram como a conscientização sobre as manipulações online é relevante. Por isso devemos equipar os alunos com as ferramentas necessárias para uma compreensão profunda e uma interação consciente com o mundo digital afim de que possam enfrentar os desafios éticos, sociais e pessoais apresentados pela tecnologia na sociedade contemporânea.

Presidente - Interno ao Programa - 1734906 - PAULO TADEU DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDEMIR ROQUE TOSSATO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3202301 - SAMON NOYAMA