PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEANO ROSSI MENDONÇA DE LUCENA

DISCENTE : GEANO ROSSI MENDONÇA DE LUCENA
DATA : 15/02/2024
LOCAL: online

A FILOSOFIA E A QUARTA PAREDE:

a avaliação na berlinda

No presente estudo, examino a importância da arte como instrumento de sensibilização no contexto do ensino de filosofia. Inicio abordando minha trajetória como professor de Filosofia no âmbito estadual, expondo os desafios enfrentados nessa prática. No Capítulo II, investigo o conceito de "Quarta Parede" no teatro e sua relevância na experiência cênica. Analiso o trabalho de Grotowski, enfatizando sua abordagem de quebra da quarta parede para promover uma imersão entre público e espetáculo, além de explorar a relação entre o ritual e o profano na performance. Também comparo a disciplina do ator com a disciplina do aluno no contexto educacional. Adicionalmente, destaco as contribuições de Brecht e Boal para a quebra da quarta parede, engajando diretamente o público na representação teatral. Estabeleço um diálogo com Silvio Gallo e Deleuze sobre a construção de conceitos por meio de uma metodologia que enfatiza a sensibilização, a problematização e a oficina de conceitos. Investigando a aplicação da "Quarta Parede" na sala de aula, comparo as aulas de Filosofia e de Teatro, indagando sobre a possibilidade de existir uma "aulalidade" no ensino, em paralelo à teatralidade no teatro. Proponho a avaliação como um processo de aprendizagem que capacita os alunos a se tornarem sujeitos ativos na relação ensino-aprendizagem. Descrevo a elaboração de um plano de aula, abordando a relação entre repetição e criação, bem como o conceito de rizoma e sua conexão com a avaliação. Compartilho minha experiência no ensino estadual, em busca de um método que capture o momento e o caos na sala de aula, sugerindo a avaliação formativa como uma possível solução. No capítulo final, apresento os fundamentos teóricos da prática pedagógica em Filosofia e Arte, discutindo conhecimentos específicos e abertos, bem como a sensibilização e problematização dos conceitos. Ao longo do estudo, destaco a importância da arte e da quebra da quarta parede no ensino de Filosofia, compartilhando reflexões e experiências sobre o assunto. Em suma, esta pesquisa oferece uma análise abrangente das implicações da arte-educação na formação dos alunos, evidenciando a relevância da avaliação no ensino de Filosofia como uma estratégia para a quebra da quarta parede na relação entre professor e aluno, promovendo a integração do conteúdo e do processo de ensino-aprendizagem, capturando o momento da aula em sua plenitude.

Presidente - Interno ao Programa - 3047894 - FERNANDA CARLOS BORGES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOVINIANO RESENDE - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 145.368.528-67 - FABIANO RAMOS TORRES - UFABC