A LEITURA DO MUNDO E A LEITURA DA PALAVRA: A FILOSOFIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE PAULO FREIRE
O presente trabalho é uma experiência filosófica que busca responder como é possível levar o educando a fazer uma interpretação crítica do que é lido, intencionando uma escrita filosófica que deseja responder as indagações existenciais e sociais que permeiam a vida dos educandos. Tem como objetivo geral investigar e analisar como se dá o percurso de leitura de um texto filosófico no ensino médio, a partir do uso de um texto filosófico. E tem como objetivos específicos: Analisar a relação entre um texto filosófico específico dado em aula e o contexto em que ele foi lido - Investigar como a leitura desse texto é trabalhada pelo professor em sala - Elaborar uma proposta de leitura e escrita para o texto em questão - Discutir os resultados da análise. Optou-se como proposta metodológica por duas tarefas, uma teórica-conceitual, nos dois primeiros capítulos, e outra prática metodológica. No primeiro capítulo, discutimos de forma crítica a perspectiva de ensino filosófica que parte da pr emissa que os conceitos presentes nos textos devem ser aprendidos de forma enciclopédia e resumida, atendendo a demandas externas ao ensino de filosofia. Na segunda parte, buscou-se fundamentar uma perspectiva em que o aluno se torne um leitor de textos filosóficos, intencionando extrapolar os sentidos desses para além do que o autor pensou, a partir dos conceitos de leitura de mundo, leitura da palavra e escrita da palavra do filósofo e educador Paulo Freire. No último capítulo, foi proposto uma experiência de leitura e escrita no Colégio Vinicius de Moraes embasados no prefácio do livro Pele negra, máscaras brancas do filósofo Frantz Fanon, tendo como pano de fundo os conceitos freireanos supracitados.