PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: CLEBER FALLER BAUER

DISCENTE : CLEBER FALLER BAUER
DATA : 04/02/2020
LOCAL: na sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Síntese e caracterização de cápsulas de poli(melamina-formaldeído): Efeitos da estabilidade de emulsões na formação de microcápsulas.

O objetivo deste projeto foi sintetizar e caracterizar cápsulas de melamina-formaldeído contendo óleo de Argan como núcleo. O maior desafio deste projeto foi obter cápsulas de tamanho uniforme, entre 5 – 30 mm de diâmetro. Para tanto, foram investigados os parâmetros de síntese, como velocidade de agitação e estabilidade da emulsão formada, agitação magnética e o uso de ultrassom de sonda de alta energia. Além disso, foi investigado o uso de diferentes surfactantes aniônicos, tais como, dodecil sulfato de sódio (SDS) e alquil benzeno sulfonato de sódio (LABS), bem como o uso de poloxamer. Os resultados obtidos mostraram que na presença de SDS, agitação magnética vigorosa e utilizando-se o ultrassom de sonda ou agitação mecânica para a obtenção da emulsão óleo/água (O/W), foram obtidas estruturas de formato esférico com dimensões da ordem de 1-20 mm. Na presença de LABS foram obtidas capsulas com uma distribuição de tamanho da ordem de 1-10 mm. Em ambos os casos, a presença de poloxamer propiciou a formação de capsulas, sendo que a emulsão obtida com LABS na presença de poloxamer apresentou maior estabilidade. Os resultados de determinação do tamanho de partículas das emulsões por meio de espalhamento de luz mostraram partículas com dimensão média da ordem de 3 mm. Entretanto, também foi observado um material sólido sem forma definida, o qual pode estar associado à formação de microcápsulas colapsadas em função das condições de processamento utilizadas. Estes resultados foram evidenciados pelos ensaios realizados por meio das técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia ótica. Os resultados de caracterização espectroscópica (FTIR) indicou a formação do polímero de poli(melamina formaldeído).

Presidente - Interno ao Programa - 2604737 - EVERALDO CARLOS VENANCIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1850090 - ANNE CRISTINE CHINELLATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO RUIZ SIMÕES - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671399 - JEROEN SCHOENMAKER