PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO LUÍS DE ARRUDA

DISCENTE : RICARDO LUÍS DE ARRUDA
DATA : 12/12/2019
LOCAL: sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTOS TÉRMICOS DA LIGA Ti-7Fe-11Nb

O uso de ligas de titânio do tipo β (soluções sólidas cúbicas de corpo centrado) para diversas aplicações como materiais estruturais, biomateriais e armazenagem de energia, tem aumentado continuamente nos últimos anos. Dentre as ligas do tipo β promissoras para essas aplicações, destacam as ligas do sistema Ti-Nb. A estabilidade da fase β e a possível presença de outras fases, bem como ocorrência de transformação martensítica variam em função da composição da liga, rotas de processamento e de tratamentos térmicos. Como não foram encontrados trabalhos na literatura reportando a produção da liga Ti-7Fe-11Nb, as fases formadas em equilíbrio e após o tratamento de têmpera, propusemos tal estudo fundamental para se entenderem os aspectos metalúrgicos relevantes a formação da microestrutura nas condições bruta de fusão, recozida e temperada. A liga investigada foi produzida em forno a arco voltáico, em atmosfera inerte. A amostra produzida desta liga teve a sua microestrutura caracterizada por microscopia ótica e microscopia confocal de varredura a laser. As etapas de caracterização por DRX, MEV, bem como os tratamentos térmicos das ligas investigadas estão em andamento, para permitir uma maior compreensão sobre as fases presentes em equilíbrio termodinâmico. Estão previstos ensaios de dilatometria de resfriamento rápido, para avaliar a possibilidade de ocorrência de transformação martensítica na liga, e ensaios de nanodureza para avaliação de módulo de elasticidade na liga nas diferentes microestruturas investigadas. Tais informações são relevantes para obtenção de conhecimentos metalúrgicos básicos visando fundamentar posteriores investigações sobre a aplicabilidade da liga em áreas, como armazenagem de hidrogênio e aplicações biomédicas.

Presidente - Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646041 - CARLOS TRIVENO RIOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVANO LEAL DOS SANTOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2390704 - MARA CRISTINA LOPES DE OLIVEIRA