PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITORIA ALVES DE ARAUJO DIMAS

DISCENTE : VITORIA ALVES DE ARAUJO DIMAS
DATA : 12/12/2022
LOCAL: UFABC Santo André

Avaliação Reológica de “Óxidos Puros” para Conformação Via Tape Casting

Todas as etapas do processamento cerâmico devem ser criteriosamente controladas, pois sempre há a possibilidade de inserção de heterogeneidades no material que poderão inviabilizar os produtos finais. Neste sentido, a reologia constitui uma das ferramentas fundamentais na definição das condições adequadas de processamento a partir de suspensões. Na conformação por colagem de fitas (tape casting) cujas peças possuem pequenas espessuras e elevadas superfícies, o controle deve ser ainda mais estrito, principalmente quando o meio dispersor utilizado é aquoso, devido aos problemas na etapa de secagem, porém, o uso da água como meio dispersor é interessante, pois, exibe menor toxicidade e custo. Deste modo, neste trabalho, objetiva-se aprofundar o estudo do comportamento reológico de suspensões aquosas concentradas de óxidos de zinco sob diversas concentrações de sólidos e de aditivos, para que possam ser conformadas por colagem em moldes porosos e colagem de fitas. O estudo reológico inicial das suspensões aquosas, estabilizadas com 0,7% (em massa) de poliacrilato de amônio mostrou melhores condições de conformação em relação ao dispersante ácido cítrico sendo, portanto, mais adequado para a conformação de fitas cerâmicas.

Presidente - Interno ao Programa - 1948454 - VANIA TROMBINI HERNANDES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1761015 - RENATA AYRES ROCHA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671292 - SYDNEY FERREIRA SANTOS