PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIA TOTH MANTUANELI

DISCENTE : GLAUCIA TOTH MANTUANELI
DATA : 29/03/2022
LOCAL: on line

BIOCOMPÓSITOS À BASE DE MICROFIBRAS DE CELULOSE (MFC) COMO REVESTIMENTO EM EMBALAGENS DE PAPEL

Biocompósitos são materiais em que a matriz é formada, geralmente, de materiais poliméricos e com fase dispersa de materiais de origem natural, como as fibras. Nas últimas décadas, devido à necessidade de alternativas sustentáveis aos polímeros derivados do petróleo esse tipo de material vem sendo estudado como revestimento de embalagens de papel (celulose). Esse recobrimento visa melhorar as propriedades de barreira em relação à água, aos óleos e aos gases, enquanto mantém aspectos ambientais, como biodegradação, compostabilidade, uso de materiais renováveis e repolpabilidade do papel. O objetivo desse projeto é o desenvolvimento de um biocompósito com fase dispersa de celulose microfibrilada (MFC) que será aplicado em embalagens ou artefatos de papel da indústria alimentícia. Serão avaliados dois polímeros de origem renovável e biodegradáveis para a matriz, sendo eles o poli(ácido lático) (PLA) e o poli(hidroxibutirato) (PHB). Os biocompósitos serão preparados por extrusão utilizando diferentes porcentagens de MFC. O comportamento térmico e a cristalinidade dos biocompósitos serão avaliados por calorimetria exploratória diferencial, a morfologia por microscopia eletrônica de varredura e as propriedades de barreira através de ensaios de taxa de transmissão de vapor d'água. A escolha dos biocompósitos que serão utilizados como revestimento das amostras de papel será feita considerando os materiais que apresentarem o melhor conjunto de propriedades, processabilidade e barreira ao vapor d'água. O método para revestimento escolhido é por extrusão. O papel recoberto será analisado quanto a suas propriedades mecânicas em tração, adesão papel/biopolímero e taxa de transmissão de vapor d'água.

Presidente - Interno ao Programa - 1961116 - DEMETRIO JACKSON DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 035.297.869-42 - RUBIA FIGUEREDO GOUVEIA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676364 - JULIANA MARCHI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ALESSANDRA DE ALMEIDA LUCAS - UFSCAR