PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: CECILIA GONSALES TAKENAKA

DISCENTE : CECILIA GONSALES TAKENAKA
DATA : 10/12/2021
LOCAL: por participação remota

NANOCOMPÓSITO DE PVC COM AgNP COM AÇÃO ANTIMICROBIANA

Este trabalho tem o direcionamento de obter nanocompósitos de matriz polimérica com ação antimicrobiana. Este nanocompósito será utilizado para a produção de bate macas hospitalares. Devido ao cenário atual pandêmico, verificou-se a necessidade de viabilização de materiais antimicrobianos para evitar a rápida disseminação de doenças como o Covid-19 entre outras que podem ser transmitidas em um ambiente hospitalar. Como matriz polimérica para o produto final foi escolhido o PVC devido ao seu baixo custo, ter a versatilidade de ser conformado em diversos tipos de processo, além disso os compostos podem dar as características mecânicas desejadas no produto final. Como agente antimicrobiano escolhe-se utilizar as AgNP, conforme diversos estudos apresentados neste trabalho, tem grande eficácia nesta ação. Durante o desenvolvimento deste projeto serão abordados as características de cada material, o processamento que será utilizado para a confecção do produtos final. Os materiais utilizados foram previamente caracterizados, a mistura foi realizada através de misturador interno de rotor. Porém foi detectado uma necessidade futura de realizar esta mistura através de dry blend. Foram avaliados as características mecânicas do nanocompósito e a ação antimicrobiana. Para atender ao objetivo da investigação que se propõe, esse estudo foi realizado através de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo artigo de revisão bibliográfica, o qual fala que é um procedimento adotado para abordar o que já se sabe sobre o tema, quais as lacunas existentes e os principais entraves teóricos. Nesta pesquisa, realizaremos um levantamento bibliográfico em busca de informações onde utilizaremos técnicas qualitativas de investigação tais como: revisão teórica, e fontes bibliográficas. Tem-se como objetivo, ampliar o entendimento do assunto tratado.

Presidente - Interno ao Programa - 1730526 - SUEL ERIC VIDOTTI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2133170 - ERIKA FERNANDA PRADOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NEWTON KIYOSHI FUKUMASU - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1850090 - ANNE CRISTINE CHINELLATO