PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de DEFESA: ALEXANDRE PIERO

DISCENTE : ALEXANDRE PIERO
DATA : 23/08/2019
LOCAL: Sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Programa Jovem Monitor Cultural: repensando fronteiras entre Estado e Sociedade?

Em um cenário de complexificação das interações socioestatais, principalmente a partir do ciclo pós-manifestações de junho de 2013 no Brasil, e em debate com parte da literatura sobre movimentos sociais e instituições participativas, a pesquisa faz o registro e reflexão sobre o Programa Jovem Monitor Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, política pública de juventude (PPJ) de formação e experimentação profissional de interface com a cultura. A partir de entrevistas com alguns atores jovens e gestores da prefeitura e de organizações parceiras que participaram do programa, o objetivo é examinar elementos de resultados da interação socioestatal no arranjo de implementação desta iniciativa em três eixos: nos resultados institucionais da secretaria; na construção de identidade e trajetória biográfica dos sujeitos jovens; e nos valores e visões de mundo compartilhados pela dinâmica do programa. A pesquisa registra a legislação, inspirações e pressupostos metodológicos que foram valorizados na expansão deste para o conjunto na secretaria a partir de 2013, além de trazer vozes de como agentes públicos da burocracia estatal, das organizações da sociedade civil conveniadas com o poder público e dos próprios jovens sujeitos-beneficiários do programa viveram e significaram esta experiência, em meio ao contexto de mudanças de narrativas e repertórios em curso. Os resultados procuram demonstrar em que medida e a partir de quais características e processos o programa redefine papéis na interação entre sociedade e Estado para a realização das ações públicas em formato de co-implementação, que valoriza a dimensão do "fazer junto" ao invés do "fazer para". A contribuição encontra elementos do debate sobre ativismo institucional em políticas públicas no arranjo do programa que trazem a reflexão a reconfiguração da institucionalização de demandas a partir de agentes da sociedade civil em rede, não necessariamente organizados em movimentos sociais.

Presidente - Interno ao Programa - 2187201 - LUCIO NAGIB BITTENCOURT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 011.347.778-33 - MARIA DA GLORIA MARCONDES GOHN - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TIAGO CORBISIER MATHEUS - FGV
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 107.441.548-55 - VERA SCHATTAN RUAS PEREIRA COELHO - NENHUMA