PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEANE RODRIGUES DOS SANTOS

DISCENTE : ROSEANE RODRIGUES DOS SANTOS
DATA : 08/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/mcx-mudk-znn

Associações entre cromossomos e hábito em Orchidaceae: respostas da subfamília Epidendroideae

Orchidaceae é uma das famílias botânicas mais diversas, tanto em caracteres morfológicos, citogenéticos quanto ecológicos. Epidendroideae destaca-se por englobar 76% das espécies e refletir grande parte da diversidade observada na família. A relevância das mudanças de número cromossômico (NC) e tamanho de genoma (TG) nos processos macroevolutivos e macroecológicos, assim como, a compreensão do potencial adaptativo destes dois caracteres tem sido objeto de discussão contínua. Por se destacar como um excelente modelo, empregamos o grupo das epidendroideas para compreender a evolução dos caracteres citogenéticos e avaliar a existência de associações entre NC e/ou TG com os tipos de hábito. Para atingir os objetivos foi necessário o levantamento de dados que foram organizados numa base de dados online (http://orchidcountsdb.epizy.com/). A árvore filogenética reconstruída utilizando os marcadores ycf1, matK, ITS e atpB-rbcL foi utilizada nas análises evolutivas, empregando métodos comparativos filogenéticos para estimar o sinal filogenético (λ de Pagel) e avaliar o modo (Kappa - κ) e tempo (delta - δ) da evolução do caráter, bem como o modelo evolutivo (BM, OU, EB e White-noise). A reconstrução do estado ancestral do NC para as tribos basais, Cymbidieae, Vandeae e Epidendreae foi realizada via chromEvol e para a subfamília como um todo, foi realizado utilizando modelos heterogêneos de evolução cromossômica. O TG ancestral foi inferido por MP e ML. Para avaliar as associações entre as características citogenéticas e hábito, regredimos as variáveis citogenéticas contra o conjunto de variáveis de hábito empregando o PGLS. A hipótese filogenética obtida é a mais extensa e robusta para Epidendroideae até o momento. O NC apresentou baixo sinal filogenético (λ=0,53), enquanto o TG apresentou alto sinal filogenético (λ=0,95). O modo e o tempo de evolução sugerem que tanto o NC quanto o TG apresentam evolução pontual (κ < 1), com os ramos longos contribuindo mais para a evolução de ambos os caracteres (δ>1). O White Noise foi considerado o melhor modelo para ambos os caracteres citogenéticos em Epidendroideae, assim como para a maioria das tribos. O NC variou 24x, na subfamília, enquanto a variação de TG foi de 119x. O número básico sugerido para a subfamília foi x=21, com redução de até x=19 e aumento de até x=24, evidenciando a disploidia como principal rearranjo cromossômico. A reconstrução por MP sugeriu 1C=10,16 pg como TG ancestral na subfamília, enquanto a reconstrução realizada por ML indicou o valor mais baixo, de 1C=2,59 pg. As associações entre NC e TG com as variáveis de hábito, sugerem que o tamanho do genoma está associado ao número cromossômico e ao hábito exclusivo terrestre. À medida que o tamanho do genoma aumenta em Epidendroideae, há uma tendência de renúncia ao epifitismo. O baixo sinal filogenético e modelo evolutivo sugerido para NC indica que este caracter parece ser pouco informativo. Por outro lado, o alto sinal filogenético para tamanho de genoma sugere que esta característica é adaptativa e tem uma associação clara com o hábito exclusivo terrestre. Nossos dados sugerem que a poliploidia está envolvida na capacidade de ocupar ambientes mais extremos com importantes reversões ao ambiente terrestre observada em Epidendreae.

Presidente - Interno ao Programa - 922.544.200-97 - ANA PAULA DE MORAES - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1308531 - TIAGO FERNANDES CARRIJO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GÉSSICA SOUZA SANTOS - UNEB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 108.558.777-07 - ELTON JOHN DE LÍRIO - OUTRA