História das ciências na educação em saúde: uma análise de livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD/2017
A história da ciência, enquanto conteúdo da educação básica, pode contribuir para o processo de alfabetização científica, atribuindo sentido ao processo de construção da ciência. Sabendo-se que os livros didáticos continuam sendo uma das principais fontes de informações de que dispõe professores e estudantes na educação básica, é necessário avaliar se tais manuais escolares podem contribuir para a apreensão da ciência em uma perspectiva histórica. São escassos os trabalhos que avaliam os conteúdos de saúde em livros didáticos, ainda mais aos que se restringem ao seu aspecto historiográfico. O presente projeto tem como objetivo analisar como a história da ciência, no que tange aos conteúdos associados à saúde (medicina, saúde pública e ciências da vida) é abordada nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os livros analisados serão aqueles atualmente em uso nas escolas públicas brasileiras, para a disciplina Ciências, nos anos finais do ensino fundamental. Espera-se que o projeto, além de obter informações sobre a abordagem histórica associada aos conteúdos dos livros, possa apontar soluções sobre como incluir o tema da história da ciência nesses manuais escolares