USANDO PROBABILIDADE PARA CONTAR HISTÓRIAS E USANDO NARRATIVAS HISTÓRICAS PARA EXPLICAR A PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Acreditamos que a história tem um grande valor cultural e social. Este valor deve ser trabalhado em sala de aula, permitindo mostrar aos alunos que o conteúdo não é um campo de conhecimento estático e pronto, mas está em constante mudança de acordo com as necessidades de cada nação e de cada região ao longo da história. Assim, o objetivo deste trabalho é considerar argumentos reforçadores das potencialidades pedagógicas e questionadores da História da Matemática, segundo Miguel (1997), apoiado pela história da Probabilidade e criar contos para desenvolver e fixar os conteúdos probabilísticos do 1° ano ao 5° ano do Ensino Fundamental tendo como aporte metodológico a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Chevallard (1996, 1999). Destacamos mais de uma questão de pesquisa e que nortearam o trabalho. São as seguintes: (1) Como os contos podem ser trabalhados no ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental? (2) Que implicações pode ter a natureza interdisciplinar dos contos no ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental? (3) É possível trabalhar todo o conteúdo de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental proposto pela BNCC através de contos? (4) É possível associar a história da probabilidade ao ensino de conteúdos probabilísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental proposto pela BNCC através de contos? Para alcançarmos nosso objetivo, a abordagem desta pesquisa será qualitativa e o procedimento será baseado na análise e discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trará os conteúdos e as habilidades a serem trabalhadas na unidade temática “Probabilidade e Estatística” para os anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente no que se refere ao desenvolvimento do letramento probabilístico.