A Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos: uma possibilidade de formação continuada
Este projeto tem por objetivo a pesquisa sobre a formação continuada de professores no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando alternativas para sua prática pedagógica no Ensino de Ciências com foco para a Alfabetização Científica (AC) por meio de temas que envolveram Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
Para realizá-lo, iniciamos uma pesquisa qualitativa por meio de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), envolvendo professores e alunos da Educação de Jovens (EJA), do ensino fundamental ao ensino médio. A pesquisa contou, primeiramente, com a elaboração de um curso de extensão sobre AC para os professores da EJA da rede pública de ensino do ABC. A partir do curso, acompanhamos uma professora da Rede Pública Estadual, na Cidade de Santo André, em sua rotina de trabalho.
Considerando a realidade da EJA e os desafios de trabalhar com essa modalidade de ensino (ausência de um currículo, estrutura do curso, formação de professores, heterogeneidade e dificuldade dos alunos, histórico de fracasso escolar e exclusão social etc.), elaboramos uma Sequência Didática (SD) para o Ensino de Física buscando identificar os eixos estruturantes da AC, durante as atividades com os alunos, envolvendo temas de CTSA, aproveitando as experiências do curso de extensão.
Entendemos essa pesquisa como um projeto piloto no qual tivemos a oportunidade de mudar nossas práticas, envolvendo os alunos numa aprendizagem holística na busca pela compreensão da ciência em seu cotidiano.
A conclusão foi elaborada por meio da Análise de Conteúdo tendo como referencial Bardin (2011), ressaltando se houve resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos a partir da mudança da metodologia utilizada pela professora em seu fazer pedagógico.