ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A METACOGNIÇÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pensando no desenvolvimento cognitivo da criança e que a sala de aula é um ambiente que favorece a aprendizagem, e que nesse mesmo ambiente a criança aprende com as interações sociais, esta pesquisa baseou-se em investigação científica para a construção de conhecimento em Ensino em Ciências, identificando as habilidades metacognitivas no processo ensino-aprendizagem com estudantes da Educação Infantil. Inicialmente, para análise, foi feita a revisão da literatura para encontrar temas relacionados ao título desta pesquisa, contudo, os resultados indicaram que não foram encontrados trabalhos publicados no quarteto das palavras-chave Ensino de Ciências, Educação Infantil, Ensino por Investigação e Metacognição. Sobre a metodologia aplicada, apoiou-se na pesquisa qualitativa, de cunho descritivo-interpretativo, em que na coleta de dados foram feitas gravações apenas em recurso de áudio, com posterior transcrição dos diálogos dos estudantes, bem como foram recolhidos os registros (desenhos) produzidos durante a aplicação de duas Sequências Didáticas (SD). Neste momento da qualificação, foram consideradas para análise 04 aulas (referentes à uma SD), em que foi proposto que os estudantes participassem de uma roda de história, utilizando-se do livro paradidático para a introdução do assunto cores, sendo que nas aulas seguintes foi realizado um experimento numa perspectiva investigativa. No decorrer desta primeira SD com enfoque investigativo, os estudantes compartilharam de seus conhecimentos prévios, tentando solucionar o que havia sido proposto, numa atividade de mistura de cores. Como resultados parciais, foram observados incidentes metacognitivos manifestados pelos estudantes durante a performance desta atividade investigativa, revelando a potencialidade metacognitiva da sequência didática em questão. Após o exame de qualificação, iremos identificar os incidentes metacognitivos manifestados pelos estudantes da Educação Infantil, considerando-se todos os turnos de falas.