Oportunidades de aprendizagem profissional vivenciadas por professores ao planejar, desenvolver e refletir sobre suas aulas em um processo formativo acerca do raciocínio matemático
A formação de professores, tanto inicial quanto continuada, apresenta um longo histórico de dificuldades agravados, dentre outros fatores, pela falta de conexão entre a formação docente e a prática e carência na compreensão sobre como professores aprendem. Estudos indicam que processos formativos eficientes consideram a realidade prática do professor e devem contemplar o que se entende por oportunidades de aprendizagem profissional. Assim, na seara da formação de professores que ensinam matemática, este trabalho concentra-se em analisar as oportunidades de aprendizagem profissional docente promovidas ao longo de um processo formativo fortemente ancorado na prática que aborda o raciocínio matemático. Para tal, observou-se dois professores que experenciaram o ciclo de planejamento-desenvolvimento-reflexão ao final de um processo formativo desenhado a partir do modelo PLOT. O objetivo geral deste estudo é evidenciar e compreender as oportunidades de aprendizagem profissional promovidas aos professores que planejaram, desenvolveram e refletiram sobre suas aulas na parte final desse processo formativo. Para atingir o proposto, a pesquisa, de caráter qualitativo interpretativista, contou com entrevistas semiestruturadas com os professores que desenvolveram suas aulas e um roteiro de respostas. Apresenta-se como resultado uma proposta de análise na qual busca-se observar o surgimento de uma aprendizagem profissional e o seu desenvolvimento em três momentos distintos do ciclo de planejar, desenvolver e refletir.