Componentes curriculares semipresenciais nos cursos de graduação: um estudo de caso na UFABC
Com o surgimento das tecnologias digitais e sua influência cada vez mais presente na sociedade, especialmente acentuada durante a pandemia, a educação foi impactada e demanda uma formação docente que compreenda o uso da tecnologia como meio, estabelecendo uma relação pedagógica efetiva entre a aprendizagem e sua condução. Esta dissertação tem como objetivo principal caracterizar, analisar e compreender o oferecimento de componentes curriculares a distância (caracterizados como semipresenciais) em cursos presenciais na UFABC, com base em documentos oficiais e relatos dos docentes envolvidos nas disciplinas aprovadas pelo Edital 003/2017. Os objetivos específicos abordam a avaliação da qualidade dos suportes tecnológicos utilizados pelos professores, a análise de elementos institucionais relacionados à oferta de componentes curriculares semipresenciais na UFABC, a investigação dos conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos docentes envolvidos e a proposição de orientações para o planejamento e a oferta de disciplinas nesse contexto, considerando o apoio institucional e a atuação docente. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso envolvendo o contexto da UFABC, contemplando revisão de literatura, análise documental e coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), composta pelas fases de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados obtidos até o momento destacam a necessidade da instituição estabelecer políticas, resoluções e formações que promovam o debate sobre a importância do ensino a distância com base em critérios de qualidade e excelência. Além disso, o estudo enfatiza a importância do planejamento, desenvolvimento e execução adequados de disciplinas ou cursos, tanto presenciais quanto semipresenciais ou totalmente a distância.