O DIÁLOGO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
suas manifestações e contribuições para a formação do estudante.
A presente dissertação tem como objetivo analisar os diálogos em sala de aula apresentando suas contribuições para a formação dos estudantes. Os referenciais teóricos utilizados referem-se à Modelagem Matemática, à Educação Matemática Crítica e ao diálogo na Educação, baseada nos estudos de Paulo Freire, sobre o diálogo e de Alro e Skovsmose, especificamente sobre o diálogo na Educação Matemática. A pesquisa foi de natureza qualitativa. Os dados foram produzidos no contexto de uma sala de aula do quinto ano do Ensino Fundamental e elaborados com base no desenvolvimento de uma prática de Modelagem Matemática enfocando o tema “Poluição do ar”. Os dados incluem: gravações em áudio e vídeo, caderno de campo, produções dos estudantes e um questionário. Como possíveis resultados da pesquisa serão evidenciadas as diferentes formas de manifestação do diálogo nas práticas, tais como os atos dialógicos, o Modelo de Comunicação Investigativa, entre outros. São também possíveis resultados as contribuições de práticas dialógicas para a formação dos estudantes, tais como iniciativa na aprendizagem, iniciativa e autonomia na busca de soluções, capacidade de usar a matemática para compreender a realidade, capacidade de usar a matemática para refletir e se posicionar criticamente, capacidade para dialogar, confiança para comunicar ideias, confiança e autonomia para tomar decisões e desenvolvimento da cidadania.