A metacognição e os mapas conceituais para a compreensão do efeito da temperatura na rapidez de uma reação química
Um ensino de química que transcende a memorização e a reprodução de fórmulas tem sido uma meta educacional de muitos pesquisadores. Entretanto, em sala de aula, no que trata-se de cinética química, a natureza empírica e abstrata do tema geralmente prioriza a reprodução pouco reflexiva dos conceitos, o que aumenta a probabilidade de gerar concepções alternativas nos estudantes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa se fundamenta em compreender como os alunos de graduação de uma universidade pública, revisam e reconstroem os conteúdos de cinética química - com enfoque na influência da temperatura em uma reação - e sua relação com os níveis representacionais, por meio de estratégias metacognitivas e a construção de um mapa conceitual. Na primeira etapa da pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura para identificar as possíveis concepções alternativas sobre os fatores que influenciam na rapidez de uma reação. A segunda etapa do estudo foi a coleta de dados em campo que permeou três momentos: i) atividade experimental investigativa ii) estratégia metacognitiva, iii) elaboração de mapas conceituais.