O SUJEITO-PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Trata-se da apresentação do relatório de qualificação, cuja estrutura traz uma breve introdução acerca da pesquisa, as condições de produção dos dados coletados, as bases teóricas e metodológicas que sustentam nossas análises bem como duas seções de análises. Nosso objetivo é investigar como ocorre o processo de constituição da identidade docente dos professores de Ensino Superior que não possuem em sua profissionalização a formação inicial nas licenciaturas ou na pedagogia. A docência nesse nível de ensino apresenta leis e políticas públicas voltadas principalmente à formação acadêmica do profissional, onde o conhecimento é privilegiado em detrimento das noções pedagógicas e didáticas, não assegurando, necessariamente, uma formação para “ser professor”. Ademais, mudanças de ordem econômica, tecnológica, política e social pelas quais adentramos nas últimas décadas requerem um profissional diferente, um professor que não se preocupe em replicar conhecimento, mas que reflita e aprenda com a sua prática, vislumbrando uma formação discente para a sociedade. Ainda, um estudo sob esse prisma traz a importância de voltarmos nossos olhares também ao desenvolvimento pessoal e institucional do professor. Estudos como este acerca da identidade docente de nível superior são escassos, o que justifica nosso empreendimento em tal pesquisa, a qual é qualitativa, de abordagem narrativa, alicerçada em estudos sobre o sujeito e a identidade, a formação docente, em especial estudos sobre o Ensino Superior, profissionalidade e profissionalização e saberes docentes. O referencial teórico-metodológico utilizado para as análises foi a Análise de Discurso (AD). A coleta de dados foi realizada com sete professores de uma instituição de Ensino Superior pública do estado de São Paulo. Ela foi dividida em três etapas: questionários com casos da prática docente, entrevistas semiestruturadas e memoriais acadêmicos. Até o momento, foi possível depreender que o sujeito-professor se encontra em um processo conflituoso entre o tradicional e o novo, em uma busca contínua pelo seu “ser professor”.