Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Investigando aproximações
A presente pesquisa trata da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco no ensino de Ciências e alfabetização científica (AC). De modo a contextualizar histórica e socialmente a formação destes professores, ao longo desta pesquisa buscamos alguns marcos históricos que envolveram a instituição dos cursos de magistério e posteriormente a Licenciatura em Pedagogia, além da obrigatoriedade do ensino de Ciências nos anos iniciais, a partir de 1971.No tocante ao aspecto metodológico, selecionamos seis educadores do Ensino Fundamental I como sujeitos da pesquisa que tem como problematização: O que se aprende sobre AC na formação inicial chega à sala de aula? De que forma tais práticas docentes atendem à educação científica? De que forma as habilidades da BNCC são contempladas?. Coletamos os dados a partir de entrevistas com os educadores via aplicativo de mensagens e solicitamos sequências didáticas de Ciências, que foram analisadas via Análise de Conteúdo, ao passo que utilizamos como base os eixos e indicadores de AC de Sasseron (2008), as competências gerais/ específicas e habilidades da BNCC, além dos conteúdos conceituais e procedimentais dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Como resultados, observamos que mesmo tendo contato com disciplinas científicas, os educadores ainda possuem dificuldades relacionadas ao ensino de Ciências, uma vez que o foco maior está nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa devido aos exames externos. Apontamos, assim, a necessidade de investimento em formações continuadas, voltadas à profissionalização desses educadores, quanto ao ensino de Ciências. Observamos também, no campo histórico da formação desses professores, a não especificação de documentos que tratam desse ensino de Ciências, ressaltando a prática do “não ensino”.