TRANS ENTRE NÓS: ANÁLISE DA INCLUSÃO DE PESSOAS TRANS NA COMUNIDADE ESCOLAR
A presente pesquisa tem por objetivo conhecer como se dá a inclusão de pessoas trans na educação básica do ponto de vista da escola, a partir dos discursos de docentes e da equipe de gestão escolar. Para tanto, foi realizado um estudo em uma escola pública da região metropolitana de São Paulo. Foram entrevistados membros do corpo docente, através de um grupo focal, e da gestão, em entrevistas individuais. Os dados coletados no grupo focal e entrevistas foram submetidos à análise de discurso. Como dados coletados entre os docentes, foram observados três grandes temas: apagamento das identidades divergentes das cis/heteronormativas; patologização da identidade trans e aceitação escolar da pessoa trans. As principais marcas nos discursos docentes são: desconhecimento do descolamento de identidade e orientação sexual, o essencialismo biológico e genitalização das relações sociais. Para a equipe gestora, em especial a direção, a inclusão de pessoas trans pode ser facilitada pela naturalidade com que é feito o acolhimento. Quanto à formação de professores, observou-se que docentes e equipe relatam ter pouco ou nenhum suporte quanto à formação continuada sobre o tema. Faz-se necessário o estimulo de uma cultura profissional em que os saberes quanto à inclusão de pessoas com sexualidade não hegemônica acumulados no exercício da docência cheguem a professores menos experientes.