PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÍTALO SANTOS DE ALMEIDA

DISCENTE : ÍTALO SANTOS DE ALMEIDA
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

CONTROLE DE FORMA DE UMA PLACA UTILIZANDO ATUADORES PIEZOELETRICOS E CONTROLE LQR

O controle de forma de estruturas metálicas vem ganhando espaço nas pesquisas aeronáuticas. Sua aplicação nas asas de aeronaves tem gerado ganhos signifcativos no desempenho dos veículos aéreos. Este trabalho utiliza um controlador linear do tipo LQR(Regulador Linear Quadrático) para controlar a forma de uma placa engastada livre-livre-livre atravé de atuadores piezoelétricos. Utiliza-se o modelo de placa linear. A deflexão da placa é considerada sufcientemente pequena. Desta forma, apenas a componente transversal da deflexão é considerada neste trabalho. As equações governantes do movimento saõ obtidas utilizando-se o princípio estendido de Hamilton. As equações diferenciais parciais assim obtidas são discretizadas utilizando-se o método das diferenças finitas. As equações governantes do movimento discretizadas e em malha fechada são simuladas numericamente utilizando um integrador numérico do tipo Runge Kutta de quarta ordem. Os tipos de controladores ótimos investigados são os de rastreamento e de regulação, com horizonte finito e infinito, respectivamente. O modelo matemático para a placa linear tem controlabilidade total e o erro em regime permanente das simulações realizadas foi reduzido de forma signifcante em todos os cenários estudados. Os resultados aqui apresentados demonstram a viabilidade da técnica de controle ótimo para esse tipo de sistema dinâmico nas condições apresentadas e cria expectativas para o estudo de sistemas mais complexos no que diz respeito a não linearidades no modelo matemático ou a adição de limites do valor do sinal de controle, por exemplo.

Presidente - Interno ao Programa - 1604330 - ANDRE FENILI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672967 - MAGNO ENRIQUE MENDOZA MEZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 220.763.288-15 - REYOLANDO MANOEL LOPES REBELLO DA FONSECA BRASIL - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544363 - ALFREDO DEL SOLE LORDELO