PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO RIBEIRO GALDINI

DISCENTE : BRUNO RIBEIRO GALDINI
DATA : 06/10/2022
LOCAL: Sala 209 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA PARA CONTROLE DE FREQUÊNCIAS NATURAIS DE UM CUBESAT IDEALIZADO

Os CubeSats têm se tornando cada vez mais utilizados na indústria aeroespacial, principalmente devido aos seus padrões pré-definidos de projeto, o que os torna mais acessíveis e facilita o desenvolvimento e pesquisa tanto para estudantes e universidades quanto para empresas de grande porte. Além disso, os Cubesats são grandes aliados do baixo custo, por possuírem uma modelagem simplificada e um baixo peso estrutural, ponto extremamente relevante quando se trata do setor espacial.
Ainda assim, durante o seu lançamento ao espaço, os CubeSats estão sujeitos a cargas externas como qualquer outro satélite, como por exemplo, vibrações estruturais, sendo necessário análises técnicas que simulem tais condições, principalmente para evitar possíveis catástrofes em seu lançamento. Nesse sentido, ferramentas computacionais e modelos matemáticos são essenciais para facilitar tais análises.
Este trabalho propõe a aplicação de métodos de otimização topológica para o desenvolvimento de estruturas de CubeSat capazes de vibrar em diferentes faixas de frequência, através do controle das suas frequências naturais (análise modal) e da redução de massa, como um meio de evitar possíveis zonas de ressonância que o CubeSat venha a enfrentar em seu lançamento. A metodologia desenvolvida é implementada em dois estudos de caso, um teórico preliminar, com base em um modelo desenvolvido através das especificações propostas pela Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, e um segundo estudo de caso, com base no CubeSat da equipe Sirius da Universidade Federal do ABC. No primeiro caso buscou-se o desenvolvimento de uma metodologia geral para a otimização topológica e no segundo caso a sua implementação em um modelo real pré-existente.
A modelagem utilizada é baseada no método dos elementos finitos (MEF) e as simulações são realizadas através do software Abaqus/CAE. Os desenhos técnicos foram realizados com o software CATIA V5.
Os resultados obtidos por meio de simulações demonstram que a metodologia proposta foi eficiente, trazendo diferentes estruturas de CubeSat, mais leves que as iniciais e operando em diferentes frequências naturais.

Presidente - Interno ao Programa - 2281705 - RAFAEL CELEGHINI SANTIAGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604134 - CICERO RIBEIRO DE LIMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1763423 - WESLEY GOIS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3042266 - WALLACE GUSMAO FERREIRA