PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Pesquisas e Aplicações na área de sistemas Energéticos

Palestra ministrada pelo professor José Luz Silveira, Doutor em Engenharia Mecânica, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A.

O professor falará sobre as pesquisas realizadas e sobre a disciplina  COGERAÇÃO E ANÁLISE EXERGÉTICA que irá ministrar durante o segundo quadrimestre de 2022.2 no programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1986), graduação em Matemática pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1990) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP (1994). Atualmente é Professor Visitante Sênior da UFABC, onde atua na área de Revalorização de Resíduos para fins de geração e conservação de energia. Atuou como Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, até dezembro de 2019. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Termodinâmica e Transferência de Calor, atuando principalmente nos seguintes temas: Geração e Cogeração de energia, processos de gaseificação e de biodigestão, Análise Econômica, Célula de Combustível, turbinas a gás e motores de combustão interna, Análise Termodinâmica, Análise Técnica, análise de emissões de poluentes e eficiência ambiental dos processo de geração de energia, Biocombustíveis, etc. É pesquisador colaborador do instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN - Rio Claro - UNESP), Pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisa em Bioenergia do campus de Guaratinguetá (IPBEN - FEG - UNESP), e do Laboratório de Otimização de Sistemas Energéticos.

Quarta-feira 25/05-15h

Canal de Youtube do Programa