PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL PAULINO GONÇALVES

DISCENTE : RAPHAEL PAULINO GONÇALVES
DATA : 25/11/2021
LOCAL: por participação remota

Simplificação de Carregamentos Complexos no Domínio do Tempo para o Domínio da Frequência em Análise de Estruturas sob Fadiga

O domínio do tempo é a alternativa mais amplamente escolhida em testes de fadiga mecânica para representar completamente eventos aleatórios em vários canais simultâneos, como uma interação entre a suspensão do veículo e o solo. A razão para isso é a possibilidade de uma reprodução completa desses eventos físicos em uma bancada de teste, sem nenhuma matemática adicional, simplificação e/ou pós-processamento. Ou seja, o conjunto de entrada de cargas/deslocamentos obtido em ensaio de campo é o mesmo executado em equipamento de teste de laboratório. Usando um veículo como exemplo, a configuração do teste funciona da seguinte forma: As regiões da estrutura a serem estudadas são equipadas com dispositivos de aquisição de sinais como extensômetros e o veículo percorre uma pista, isso é chamado de evento. Se este evento tem uma duração de tempo de X, de 0 a X são conhecidas todas as variações de deformações/tensões por conta dos dispositivos de aquisição, isso é conhecido como histórico de tensões/deformações. O hardware de teste de bancada então induz cargas/deslocamentos nas rodas do veículo a fim de reproduzir as mesmas deformações/tensões registradas durante o percurso da pista, isso é chamado de histórico de carga/deslocamento. Com o histórico de carga/deslocamento determinado para um evento, o teste de bancada pode replicar este mesmo evento várias vezes, visto que o veículo percorre várias voltas na pista, permitindo observar o desempenho em fadiga da região estudada. A principal desvantagem dessa abordagem é a longa duração de teste e o alto custo do equipamento. Os hardwares necessários para esses testes são complexos, compostos por servo atuadores, a fim de incitar uma determinada quantidade de carga em uma janela de tempo. O tempo necessário para completar o teste também é longo, pois consiste na mesma duração da prova multiplicada pelo número de repetições para atingir o desempenho de fadiga. Os testes de bancada de fadiga no domínio da frequência, por outro lado, são alternativas potenciais para superar essas desvantagens. Ou seja, requerem equipamentos menos sofisticados, uma vez que exigem apenas atuadores simples em vez de servos atuadores e a duração do teste é reduzida, pois o comprimento total do evento é substituído por repetições constantes e dano constante. Este trabalho explora um novo método que utiliza o resultado da fadiga estrutural como ponto de partida e, através da solução de um problema inverso, ser possível determinar quais cargas/deslocamentos as causaram no domínio da frequência. O objetivo é auxiliar futuros desenvolvimentos em testes de fadiga, suplantando os testes no domínio do tempo sem perder a correlação com eventos físicos.

Presidente - Interno ao Programa - 1604134 - CICERO RIBEIRO DE LIMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3042266 - WALLACE GUSMAO FERREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544284 - LUIS ALBERTO MARTINEZ RIASCOS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1763423 - WESLEY GOIS