PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE MUTA DOS SANTOS

DISCENTE : ANA CAROLINE MUTA DOS SANTOS
DATA : 26/11/2019
LOCAL: sala 307, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

DESIGN DE ILUMINAÇÃO PARA CASAS INTELIGENTES

A IoT permite que pessoas e objetos sejam conectados a qualquer momento e em qualquer lugar através de plataformas e tecnologias relacionadas, auxiliando também no processamento de dados gerados de todo o processo de produção para que possam ser analisados e distribuídos na forma de informações que auxiliem na tomada de decisões, desenvolvimento de sistemas de produção e em resposta a mudanças na demanda do mercado. A aplicação da IoT também tem um papel importante para o contexto urbano, pois os vários tipos de dados coletados e fornecidos pelo uso da IoT servem para aumentar a transparência e promover ações para os cidadãos, aumentam a conscientização das pessoas sobre o status das cidades e estimular a inovação de serviços e produtos. A IoT é uma opção viável para a gestão das cidades, permitindo-lhes desenvolver e amadurecer no presente e no futuro, melhorando a qualidade de vida da população e promovendo ambientes sustentáveis e ecologicamente amigável. A interação com o meio ambiente possui um papel fundamental na regulação das ações humanas. Casas inteligentes trazem várias vantagens, já que as configurações de automação atuam e respondem de acordo com o comportamento e requisitos humanos automaticamente, fornecendo várias facilidades através da inteligência ambiental. Portanto, a presente pesquisa propõe uma avaliação sobre como os dispositivos de reconhecimento de usuários estão sendo aplicados em casas inteligentes para configurar preferências no design de iluminação através de critérios que traduzam os requisitos que levam à melhor experiência do usuário, apresentando uma comparação das utilizações propostas de cada dispositivo para identificar a viabilidade de cada solução.

Presidente - Interno ao Programa - 2352043 - SILVIA LENYRA MEIRELLES CAMPOS TITOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269053 - CRHISTIAN RAFFAELO BALDO