PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: VAGNER AGOSTINHO JUNIOR

DISCENTE : VAGNER AGOSTINHO JUNIOR
DATA : 11/12/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Interações e Desafios na Implementação de Iniciativas da Indústria 4.0 em um Ambiente de Manufatura Enxuta

A indústria de hoje e do futuro tem como objetivo conectar todos os meios de produção para possibilitar sua interação em tempo real. As chamadas Fábricas 4.0 possibilitam a comunicação entre os diferentes atores e objetos conectados em uma linha de produção. Com isso, pode-se estreitar a cadeia de valor entre a indústria e os consumidores, permitindo uma interação muito maior entre estes dois elos e trazendo efetivamente a customização dos produtos. Por outro lado, a padronização de processos, a eliminação de desperdícios e busca pela melhoria em toda a cadeia de valor, são elementos fortemente presentes na filosofia enxuta, que tem como objetivo promover o aprendizado da organização através da melhoria contínua. As empresas que vão contar com o aparato da Indústria 4.0 e das modernas tecnologias de informação e comunicação precisam, antes, definir os processos de maneira eficiente, antes de iniciar a fase de automatização. A Indústria 4.0, portanto, requer um certo nível de organização, com definição de processos, fornecedores, clientes, tarefas e tempos. A implementação de redes horizontais e verticais pela Indústria 4.0 permite uma melhor integração de clientes e fornecedores no fluxo de valor. Diante desse cenário, a Manufatura Enxuta se torna um facilitador para a Indústria 4.0, e a sinergia entre ambas pode potencializar os resultados da implementação. Posto isso, define-se como objetivo principal deste trabalho a identificação das interações e desafios existentes na implantação das iniciativas da Indústria 4.0 em um ambiente que possua a filosofia enxuta consolidada. Busca-se responder à seguinte questão: como direcionar a implantação da Indústria 4.0 em um ambiente de manufatura enxuta, de forma a potencializar seus resultados?

Presidente - Interno ao Programa - 2269053 - CRHISTIAN RAFFAELO BALDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2403225 - UGO IBUSUKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAURO SAMPAIO - FEI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE