PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: LARISSA DE SOUZA LEMOS FARALI

DISCENTE : LARISSA DE SOUZA LEMOS FARALI
DATA : 29/02/2024
LOCAL: UFABC ON LINE

Características do uso de tecnologias digitais em modelos de negócios: um estudo sobre transformação digital em uma empresa de distribuição de energia no Brasil

O setor de energia, essencial para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas, enfrenta desafios multifacetados, como a necessidade de reduzir impactos ambientais, aumentar a segurança dos dados e do fornecimento de energia, adaptar-se à transformação digital, desenvolver inovações tecnológicas e assegurar o acesso à energia para toda a população. A transformação digital, embora traga benefícios significativos em diversos setores, tem sido adotada de forma mais lenta no setor energético, principalmente devido à sua natureza intrinsecamente complexa e à resistência na absorção de novas tecnologias. A partir desse contexto, este estudo foca em compreender o processo de transformação digital em uma distribuidora de energia elétrica no Brasil, enfatizando a integração de tecnologias digitais e as implicações para seus modelos de negócio. Utilizando uma abordagem de análise de conteúdo, a pesquisa investiga as características da criação, entrega e captura de valor nas práticas de negócios da distribuidora em análises, juntamente com as peculiaridades do uso de tecnologias digitais no setor. O estudo de caso de uma distribuidora líder no Brasil ilustra como a digitalização não é apenas uma tendência, mas um imperativo para a sustentabilidade e competitividade a longo prazo no mercado global em constante evolução. Os resultados do estudo delineiam a transformação digital da Empresa Alpha, destacando a importância da tecnologia digital, da criação de valor, da entrega de valor e da captura de valor, com a tecnologia digital como alicerce central. Alinhando teoria e prática, o estudo sublinha a relevância da transformação digital como uma ferramenta estratégica para o progresso econômico e desenvolvimento social, especialmente em países em desenvolvimento. Este trabalho oferece contribuições significativas ao campo acadêmico, fornecendo um modelo replicável para estudos similares e servindo como uma referência prática para profissionais e formuladores de políticas que buscam impulsionar a inovação e eficiência no setor energético.

Presidente - Interno ao Programa - 2328074 - FRANCIANE FREITAS SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ VEIGA GIMENES - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR